Marzão de denúncias na 'caixa preta' da Prefeitura de Cabedelo pode sujar o São João da cidade

A Jornalista Aline Lins pegou pesado com a prefeitura de Cabedelo em seu artigo no ClikPB. Ela escreveu - “Quando a 'caixa preta' da Prefeitura de Cabedelo será finalmente periciada pelos órgãos de controle externo da Paraíba? Com um índice de transparência pior do que quase 30 municípios com receitas menores, a prefeitura de Cabedelo, que não poderia deixar de 'faturar' politicamente com os festejos juninos este ano, está se furtando a divulgar quanto vai custar para os cofres públicos o São João do município. O "Marzão de Forró" já tem até programação definida para os quatro dias de 'gastança' - 24, 25, 26 e 27 de junho -, mas a prefeitura tem escondido da opinião pública qual o custo total dos festejos e os cachês das bandas e artistas, gasto esse que segundo o secretário de Cultura, Walmarques Júnior, será feito sem licitação.
Pois bem, nem o secretário Walmarques, nem o secretário de Comunicação Fabrício Magno, nem secretário de Finanças Nicodemos Trindade, ninguém sabe quanto vai ser 'torrado' a pretexto de festejar o São João em Cabedelo.
A programação 'pesada', que os secretários dizem não ter ideia de quanto vai custar, acontece a partir do dia 24, na Praia de Miramar, com Tom Oliveira & Leco e Banda DBaille (24), Banda Encantus & Forró Bakana (25), Eliane & Netinho Lins (26) e Os Gonzagas & Forró Saudade (27); já no Bairro do Renascer, será Forró das Marias & Assinatura do Forró (24), Forró do Sheik & Prakatu (25), Forró do Skulaxo & Loura Pressão (26) e Raiany Stefany e Forró na Vibe & Bonde dos Estourados (27). Todos devidamente anunciados.
A falta de transparência é uma vergonha para uma Prefeitura como Cabedelo. O desgoverno se alimenta justamente da falta de informações oficiais sobre a administração pública. Aliás, em Cabedelo, várias denúncias tramitam silenciosas no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE), sem que nada seja divulgado. Entre as denúncias estão supostas contratações para cargos efetivos em detrimento de concurso público; embargo de obra devido a doação de terreno público do município de Cabedelo, para faculdade; suposto acúmulo ilegal de cargos públicos, prática de nepotismo e desvio de função; e até mesmo uma denúncia feita em novembro de 2014 para apuração de responsabilidade de suposto ato administrativo da Prefeitura de Cabedelo para compra de 5 mil cestas básicas em período eleitoral para distribuição imediata.
Ou os órgãos de controle externo evoluem, ou a sociedade continua de mãos atadas para exercer seu controle social, simplesmente pela ausência de transparência. O conselheiro Fernando Rodrigues Catão, do TCE, defendeu, perante a Corte de Contas, que diante do recente posicionamento do Supremo Tribunal Federal, e de acordo com a Lei da Transparência, o TCE deve tomar uma decisão no sentido de que todos os processos sejam públicos, independente do estágio em que estejam. Atualmente, o regramento estabelecido pelo TCE é de que antes do primeiro julgamento, os processos não são públicos. A sugestão foi feita pelo conselheiro considerando os fatos noticiados no país, sobre operações realizadas no exterior, pelo BNDES, que estão no chamado "sigilo fiscal". Conforme o conselheiro, um caso discutido, mais rumoroso, é o da JBS, que é a maior empresa de produção de carne do mundo e foi toda ela soerguida em cima de financiamentos do BNDES em operações desconhecidas. "O Supremo Tribunal Federal decidiu que essas operações terão que ser divulgadas e que os recursos são públicos e tudo que envolver recursos públicos, terão de ser publicados", argumentou Catão.
Diante disso, o presidente Arthur Cunha Lima determinou a inclusão do assunto na pauta da Reunião do Conselho, para ser discutido. Portanto, uma luz no fim do túnel.” Finalizou a jornalista.
Uma cidade que, segundo o secretário de cultura, está em crise ao ponto de não ter cinco mil reais para pagar passagens para as estudantes de ballet representar o município na Bahia, anunciar estas atrações para o São João é meio contraditório, não acham?
Para a Prefeitura a cidade terá no São João é um Marzão de Forró – A programação oficial do Marzão de Forró será lançada na próxima quinta-feira (11), no Cabedelo Clube. Este ano, a organização do evento decidiu diminuir os dias dos festejos juninos de Cabedelo, buscando reduzir custos e atender recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), no sentido de primar por ações básicas oferecidas pelo município, a exemplo da folha de pagamento em dia, realização de obras e manutenção dos serviços essenciais à população.
O Marzão terá quatro dias de festas, em dois locais diferentes: Praia do Miramar e Renascer. Porém, os festejos começam já nos dias 22 e 23, na Praça Getúlio Vargas, com Trios Pé de Serra, venda de comidas típicas e artesanatos.
Veja a programação divulgada pela Secom Cabedelo
- Praia do Miramar
Dia 24/06 - Tom Oliveira & Leco e Banda DBaille
Dia 25/06 - Banda Encantus & Forró Bakana
Dia 26/06 - Eliane & Netinho Lins
Dia 27/06 - Os Gonzagas & Forró Saudade
Bairro de Renascer
Dia 24/06 - Forró das Marias & Assinatura do Forró
Dia 25/06 - Forró do Sheik & Prakatu
Dia 26/06 - Forró do Skulaxo & Loura Pressão
Dia 27/06 - Raiany Stefany e Forró na Vibe & Bonde dos Estourados.
Texto: Aline Lins/Secom Cabedelo
Fonte: ClikPB/ Site da Prefeitura de Cabedelo
Foto: Internet/Secom Cabedelo
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger