Novela do Shopping Intermares – Agora é o IPHAN que embarga a construção por falta de diagnóstico arqueológico

Três anos após o anúncio, o Grupo Marquise, do Ceará, ainda não apresentou o diagnóstico arqueológico exigido pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), conforme a legislação brasileira prevê para empreendimentos de grande impacto ambiental, como é o caso do projeto do Pátio Shopping Intermares, em Cabedelo.
Em contato com o Portal MaisPB, o superintendente do órgão na Paraíba, Cláudio Nogueira, revelou que o Grupo Marquise chegou a tentar iniciar a obra sem o procedimento. “Aí o IPHAN emitiu um embargo da obra, em outubro do ano passado”.
Somente em janeiro deste ano, após o embargo, o Grupo Marquise pediu autorização para a realização do dianóstico. “Enquanto eles não finalizarem, as obras continuam embargadas”, frisou Cláudio.
Por etapas – Uma empresa já foi contratada. Todos os levantamentos feitos pela empresa terão que passar pelo crivo do IPHAN. “À medida que o diagnóstico vai sendo realizado e aprovados as obras podem ser realizadas”.
Tempo – Os estudos arqueológicos, segundo Cláudio, levam de dois meses até três anos, a depender da envergadura do empreendimento. No caso do projeto do Grupo Marquise, a previsão é de algo em torno de 60 dias, projeta Nogueira.

Fonte e Foto: MaisPB
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger