Alargamento da BR230 em Cabedelo – Moradores vão a justiça contra o projeto do DNIT

 
Mobilizados pela ACICA (Associação para a Cidadania de Cabedelo), moradores da rua que o DNIT quer alargar no centro de Cabedelo, reunidos na noite desta sexta-feira (10/03) no Cabedelo Clube, decidem constituir advogado e entrar na justiça contra o projeto do DNIT de alargamento do Km 0 ao 2 da BR230, centro de Cabedelo.
Os moradores contrataram e vão constituir o escritório de advocacia do Dr. Talden Farias, consultor jurídico e professor universitário na área de Direito Ambiental e Urbanístico, Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Doutor em Recursos Naturais que enviou a reunião com os moradores, o Dr. Luis Carlos. Segundo ele, o processo está eivado de falhas, o direito dos moradores é cristalino e no mínimo melhores condições para as famílias conseguirá. CLIQUE e ouça o advogado.
As famílias precisam angariar R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para pagar ao escritório. Uma comissão foi formada pela ACICA com apoio da Igreja e demais entidades presentes, com a finalidade de promoverem campanhas e arrecadar dos moradores e daqueles que, sensibilizados, simpatizem com a causa e desejem ajudar. Ernestinho explica como se dará isso CLIQUE AQUI e ouça o representante da ACICA.
Os Padres: Norberto, da paróquia São Judas Tadeu em Camboinha e Evandro Belarmino, da igreja matriz, acreditam que não apenas os habitantes da rua, mas, toda a cidade será afetada com as mudanças que o DNIT quer fazer. Eles conclamam os moradores da cidade a mobilizarem-se contra o projeto, em uma vigília permanente 24hs por dia, debaixo de tendas em praça pública e em sistema de revezamento e greve de fome. Veja nesse VÍDEO o que disse Pe. Norberto.
Dona Ivanilza da Silva Santos reside na via que o DNIT quer alargar ha 52 anos. Ela reclama da “mixaria” que querem lhe dar. “Compramos o terreno, construímos nossa casa e lá criei meus 5 filhos, agora querem me expulsar com as mãos abanando sem eu ter pra onde ir, meu filho”. CLIQUE AQUI e ouça o que diz Dona Ivanilsa.
Seu Wilson Urquiza da Nobrega, mora naquela via há 60 anos, preocupado com a retirada de sua casa e dos possíveis prejuízos que terá, falou a nossa reportagem. Confira o que disse seu Wilson clicando AQUI.
O vereador Eudes (PP) e o ex-vereador Wellington Brito, membro do diretório do PSB na cidade, estiveram presentes na reunião dos moradores com a ACICA e os advogados do escritório de Dr. Tilden, para apoiar a luta dos moradores contra o projeto do DNIT. Clique nos nomes e ouça o que disse EUDES e BRITO sobre o assunto.
Nossa reportagem não conseguiu falar com o superintendente do DNIT, o órgão informa que o projeto já foi discutido na câmara e com moradores da cidade. Coloca-se a disposição para mais esclarecimento e afirma ser o mesmo necessário para a desobstrução do transito e para o crescimento da cidade.

Texto/Foto e Reportagem: Aguinaldo Silva.
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger