60 blocos movimentam o carnaval tradição de Cabedelo e levam folia aos 24 bairros da cidade

Segundo a Secretaria Municipal de Turismos da Prefeitura de Cabedelo, oficialmente em 2015, 50 blocos figuraram na relação de apoios do poder público municipal. Foram repassados para cada bloco, entre R$ 1.500,00 e até R$ 2.500,00 reais, como incentivo para brincarem o carnaval tradição e levarem a folia de momo para todos os bairros da cidade.
O seguimento empresarial também apoiou o carnaval 2015 cabedelense, conforme se constata nas logomarcas apensadas nas camisetas dos blocos. O destaque é para o Grupo Quintans que, além de apoiar diversos blocos, convidou o Site Cabedelo na Rede e o Blog Renascer em Notícia, para participarmos e fazermos a cobertura do Carnaval Tradição 2015 de Cabedelo.
Os festejos ocorreram em todos os 24 bairros da cidade portuária paraibana. Da Salina Ribamar ao Cais do Porto, passando por Renascer, Jardim América, Intermares, Poço, Camalaú, Jardins Brasília e Manguinhos, Jacaré, Camboinha, Camalaú e Formosa, além dos diversos blocos que desfilam pelo Centro da cidade e bairros adjacentes.
Tudo começou com a irreverencia do Bloco A CORDA que, animados por orquestra de frevo, arrastou uma multidão na madrugada de sexta-feira com seus estandartes, bonecos gigantes e animados pelos irreverentes puxadores, os Radialistas: Igor Viana e Heriberto Freitas (locutores do Programa radiofônico, Se Liga cabedelo), vestidos de pijamas e as famosas tocas do bloco.
Organizado pelo vereador Pereira, o Bloco O Pereirão colocou trio elétrico e orquestra de frevo na avenida principal do Intermares.  Conseguiu levar para a folia, idosos, adultos, jovens e crianças, num verdadeiro carnaval das famílias do bairro.
No sábado, convidado pelo Grupo Quintans, o Cabedelo na Rede esteve no Bloco Concentra Mais Não Sai, um dos mais tradicionais do carnaval cabedelense. O bloco concentrou Centenas de foliões animados por uma orquestra de frevo e regados por uma pipa de cachaça com feijoada.
Organizado pela tradicional família Smith, o Bloco Bicho de Pé deu o tom da animação no domingo de carnaval das famílias moradoras da Praia do Poço.
Também no domingo em Praia Formosa, o Bloco Formosa Folia em sua 11ª edição, transformou seu carnaval em homenagens a sua idealizadora, Dra. Marluce (In memoriam). Com o tema Melhor Idade e Inclusão Social, o bloco levou para a avenida um grupo de idosos embalados pela tenda eletrônica do DJ Neto Felk e o chorinho do grupo, Os prateados.
Ainda no domingo, o Bloco Juca Bocão fechou a Rua João Vitaliano (Rua da Cagepa) e com Trio elétrico, Orquestra de Frevo e bonecos gigantes, fez a alegria dos animados foliões que seguiram o arrastão nas ruas do centro e em Ponta de Matos.
Os destaques da segunda são: OS FLANÁTICOS, bloco organizado pelo lendário homem das batucadas, Professor João Gordo. Ostentando estandartes do bloco e bandeiras do time, os foliões torcedores do flamengo (que não são poucos na cidade portuária) seguiram o trio com orquestra de frevo, pelas ruas do centro.
Segunda-feira também foi dia do Bloco Vem que é Bom. Sua concentração foi feita quase em frente a Fortaleza de Santa Catarina, seus organizadores e foliões, são moradores das ruas próximas ao porto e ao forte.
Destacamos ainda o Bloco Pé Inchado que saiu ao meio dia da segunda-feira de carnaval, com orquestra de frevo, arrastando seus foliões pelas ruas do bairro de Camalaú. A concentração foi feita na rua da balsa com distribuição de cervejas gratuitas.
Fora do patrocínio oficial da prefeitura, o Bloco Jacaré Folia contou com a garra de seus organizadores: Marcelino e Zó, o apoio do Grupo Quintans e de comerciantes locais, para fazer seu carnaval este ano. Saiu na segunda com trio elétrico e as bandas: Swing positivo, swing atualizado e pegada dos novinhos. Transformando a avenida principal do Oceania VI, em corredor da folia e animando os festejos de momo em Jacaré.
O tradicional Baile Verde e Branco do Cabedelo Clube. Com sua decoração especial e orquestra de frevo tocando marchinhas de antigos carnavais, reportou os foliões aos carnavais de outrora. O Baile Verde e Branco 2015 do Cabedelo Clube terminou com o famoso arrastão e banho de cheiro nas ruas da cidade.
Finalizo destacando o carnaval cultura e tradição do Forte Santa Catarina. Organizado pelos guerreiros culturais: Oswaldo e Tadeu, o carnaval da fortaleza sempre teve um toque tradicional e uma preocupação com as raízes culturais carnavalescas. Este ano não foi diferente, quem lá compareceu, ficou encantado e prestigiou o verdadeiro carnaval.
A Prefeitura ainda disponibilizou diversos shows na praia de Miramar e no Renascer durante todos os dias de carnaval. Locomotiva, Leko, Beto Maloca, Fika Elétrico, Bereguedê e Samba da Elite, foram algumas das atrações nas praças de shows.
Uma orquestra de frevo foi colocada na Praça Getúlio Vargas para animar as tardes das famílias que a visitaram nos dias de carnaval. As alegorias e ornamentações carnavalescas que enfeitaram a praça foram produzidas por artesãos da cidade.
Um efetivo de 80 guardas municipais, 26 agentes de trânsito e 80 policiais militares estiveram nas ruas garantindo a segurança dos foliões durante os festejos de momo da cidade portuária.
Produção e Edição de Texto: Aguinaldo Silva
Fotos: Aguinaldo Silva/arquivos dos blocos/Secom Cabedelo
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger