Eleições 2014 – TV Master realiza o 1º debate e acelera a campanha para Governo do Estado

Com 1º debate, candidatos iniciam nova fase da campanha, essa foi a primeira vez que os postulantes ao governo estiveram frente a frente.
O debate da TV Master com os candidatos ao governo do Estado reúne, pela primeira vez nestas eleições, frente a frente, todos os seis postulantes ao Palácio da Redenção. Tendo como mediador, o apresentador Alex Filho, o debate marca uma nova fase da campanha, que até agora andava um tanto tímida.
Inicialmente, todos os candidatos fizeram suas apresentações e para tanto, tiveram um minuto e meio. O primeiro a se apresentar foi o deputado federal Major Fábio, candidato do PROS. Major Fábio enalteceu o apoio recebido da família e disse que estava cumprindo a promessa que fez ao povo paraibano de ser candidato ao governo da Paraíba. Disse que não é candidato para ficar apenas falando palavras bonitas, mas para representar a indignação da população da Paraíba.
Na sequência, o candidato do PSTU, Antônio Radical, justificou sua candidatura ao lembrar que a população foi as ruas pedir um transporte de melhor qualidade, além de melhorias na saúde e na educação. Radical disse que a população não aguenta mais a corrupção que assola o país e a mesmice dos governantes que nada fazem para resolver os problemas do povo.
O governador Ricardo Coutinho, candidato a reeleição pelo PSB, foi o terceiro a se apresentar. Ricardo falou de sua trajetória e disse que era um gestor público e não um ator, que faz determinadas atitudes para se manter no poder. Ao falar de sua gestão à frente do Estado, Ricardo destacou o salto nos investimentos alcançado na sua gestão.
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) falou em seguida e disse que é candidato para fazer um governo novo e não concluir o mandato que teve como governador. Ele disse ter aprendido com os erros e sofrimento pessoais e estar preparado para governar o Estado, que segundo ele, precisa sair do retrocesso. Defendeu a reconciliação do Estado com a sociedade, projetos estruturantes para a melhoria da qualidade de vida da população, garantiu fazer um governo sem perseguição e sem rancor e afirmou que tem experiência para fazer a Paraíba crescer.
Vital do Rêgo Filho, candidato ao governo pelo PMDB, falou de sua atuação como Senador e lembrou que foi o único candidato a elaborar um plano de trabalho de estado, para preparar a Paraíba para as próximas décadas. Vitalzinho disse que a população precisa romper com o atraso para seguir no caminho do desenvolvimento. Por fim, Vitalzinho convocou a população a abraçar seu projeto e o da presidente Dilma Rousseff, que tenta a reeleição pelo PT.
O último a se apresentar foi o candidato Tárcio Teixeira, do PSOL. Inicialmente ele falou de sua trajetória como militante político. Tárcio disse nunca ter sido candidato, mas estava colocando o seu nome à disposição da população para que haja a mudança. Tárcio disse ainda que os brasileiros buscam renovação e não querem o continuísmo.
Após as apresentações, os candidatos puderam fazer a primeira pergunta entre si com tema livre. Foi aí que o debate esquentou!
Ricardo disse que é preciso erradicar a corrupção da Paraíba, priorizou a apresentação de propostas e projetos para a próxima gestão e a realização de uma prestação de contas nas principais áreas. “Não podemos deixar que a política se transforme em um balcão de negócios, como se comprar o apoio de um político ou de um vereador fosse natural. Além do corrupto, aquele que se vende, há o corruptor, aquele que acha que todo mundo tem um preço, que todo mundo está na prateleira de um supermercado. É preciso ampliar a autonomia dos conselhos, o que fiz durante meu primeiro mandato, garantindo que nada faltasse para que eles trabalhassem”, disse o governador.
Para Ricardo, instrumentos como o Orçamento Democrático ajudam com que a população acompanhe e fiscalize o próprio governo. “É fundamental elevar o nível de exigência da população para com os políticos. Ou a população derrota a corrupção ou nosso estado terá sérios problemas para alcançar um nível de desenvolvimento superior”, finalizou Ricardo.
O primeiro debate foi marcado pelo confronto entre o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Já na abertura, Ricardo estreou com uma indireta. “Fui eleito pra ser gestor e não ator”, fustigou.
Em revide, Cássio iniciou sua apresentação falando em tirar a Paraíba do retrocesso para “reconciliar Estado e sociedade e criar um ambiente de paz”.
Logo na primeira pergunta, Ricardo e Cássio duelaram sobre comparativos de governo na Educação. Ricardo acusou Cássio de não ter comprado nenhum ônibus para o transporte escolar na sua gestão, mesmo após acidente em Sousa que matou 13 estudantes da zona rural.
Cássio criticou a falta de diálogo com professores, redução de matrículas, fechamento de escolas e quebra da autonomia da UEPB.
Noutro momento, Cássio citou denúncias de irregularidades no Hospital de Trauma de João Pessoa. Ricardo defendeu os avanços no atendimento da unidade de saúde.
Os dois voltaram a se confrontar no tema servidor público. Cássio acusou Ricardo de não sentar e não dialogar com as categorias. O socialista retrucou e acusou o tucano de obrigar servidores a fazer empréstimo quando governador.
Correndo da polarização, o candidato do PMDB, o senador Vital do Rêgo, defendeu um plano de estado para preparar a Paraíba de forma atemporal e prometeu um choque de tecnologia na segurança, criação de polícia comunitária, além da criação de comitê permanente para monitorar a violência. Vital também anunciou a intenção de transformar a Granja Santana num hospital infantil.
Os candidatos dos pequenos partidos atacaram o fisiologismo - Tárcio Teixeira, do PSOL, e Antônio Radical, do PSTU, criticaram as negociatas e conchavos. Já Major Fábio, do Pros, disse que o desejo de se candidatar ao governo da Paraíba foi impulsionado pelos movimentos populares de junho. 
Fonte: MaisPB
Confira a agenda dos candidatos ao Governo do Estado para esta sexta-feira
01 de Agosto de 2014
Antônio Radical (PSTU):
- A assessoria não divulgou a agenda do candidato até o presente horário;

Cássio Cunha Lima (PSDB):
- A assessoria não divulgou a agenda do candidato até o presente horário;

Major Fábio (PROS):
- Manhã: Sessão Solene de Título Cidadão Campinense ao General Carlos Alberto Maciel Teixeira. Local: Câmara Municipal de Campina Grande.
- Tarde: Reunião com a Coordenação de Campanha.
- Noite: Visita a lideranças na Grande João Pessoa.

Ricardo Coutinho (PSB):
- Manhã: 10h - Lançamento do Site Ricardo Governador. Local: Netuanah Praia Hotel, Cabo Branco.
- Noite: 18h - Caminhada no José Américo. Concentração: Avenida Hilton Souto Maior, em frente ao Call Center A&C.

Tárcio Teixeira (PSOL):
- Manhã: 9h – Participa do Seminário "Serviço Social na Previdência”.
- Tarde: 17h – Participa de Assembleia dos Assistentes Sociais inscritos no Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba.

Vital do Rêgo Filho (PMDB):
- Manhã: Reunião com professores e técnicos da UFPB
- Tarde: 16h - Inauguração do Comitê Jovem PMDB/PT, na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa.

- Noite: 19h – Inauguração do Comitê Central PMDB/PT de Campina Grande, na Avenida Dr. Severino Cruz, às margens do Açude Velho; 22h – Participa do evento Caminhos do Frio, em Solânea.
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger