Governador RC transmite cargo para Rômulo Gouveia e empossa Thompson Mariz na Secretaria de Planejamento e Gestão

O governador Ricardo Coutinho transmitiu o cargo, na tarde desta quinta-feira (27), para o vice-governador Rômulo Gouveia, que ficará interinamente à frente do governo por seis dias. Rômulo tomou posse em solenidade no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paríba (Fiep), em Campina Grande, e, logo depois, convocou para esta sexta-feira (28), no Palácio da Redenção, uma reunião com a cúpula da segurança para acompanhar passo a passo o plano de segurança e ações de prevenção e proteção dos foliões nos municípios paraibanos.
Durante a solenidade, o governador Ricardo Coutinho  afirmou que o Estado vai estar em boas mãos sob o comando de Rômulo Gouveia e dos secretários que continuarão trabalhando para que a Paraíba continue avançando.  “Rômulo é um companheiro de caminhada correto e leal com todos e que sabe dar os passos nos momentos mais decisivos com respeito a sua história política e ao futuro do Estado”, comentou.
Ricardo Coutinho adiantou que Rômulo desempenha um papel fundamental no governo, comandando ações onde ele não pode estar presente para expandir a presença do governo nos municípios. “Esse ato é um reconhecimento ao desempenho de Rômulo, que tem um imenso respeito com o dinheiro que pertence ao povo, para que possamos juntos fazer mais e mais pela Paraíba”, observou.
O governador em exercício Rômulo Gouveia afirmou que, de todas as vezes que assumiu o Governo do Estado, essa foi a que mais marcou a sua vida, “porque assumo o governo em casa, na cidade que ao longo de minha trajetória política sempre me deu total confiança. Se assumo hoje o governo devo a Campina Grande”.
Rômulo destacou que pretende dar continuidade administrativa ao trabalho desempenhado pelo governador Ricardo Coutinho mesmo nos festejos de carnaval. “É muito bom assumir o governo quando há uma relação verdadeira e mesmo no carnaval vamos estar monitorando as ações de governo na segurança, Detran, saúde para que tenhamos um carnaval tranquilo e com menos crimes que os anos anteriores”, afirmou.
A solenidade de transmissão de cargo contou com as presenças da 1ª dama do Estado, jornalista Pâmela Bório; da deputada estadual Eva Gouveia; dos deputados estaduais Hervázio Bezerra e Doda de Tião; dos secretários de Planejamento, Thompson Mariz; de Governo, Adriano Galdino; de Desenvolvimento dos Municípios, Manoel Ludgério; dos vereadores de Campina Grande, Vandinho Aragão, Napoleão Maracajá, Inácio Falcão, Joia Germano e Lula Cabral.
Agenda do Governador – No período que vai ficar no exercício do cargo de governador, Rômulo Gouveia vai cumprir uma extensa agenda de participação nos carnavais de várias cidades da Paraíba para acompanhamento das ações de governo voltadas à garantia da segurança e da saúde da população. Nesta sexta-feira à noite, Rômulo estará em Piancó.

Ricardo também empossou Thompson Mariz na Secretaria de Planejamento e Gestão. O ex-reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) assume a pasta em substituição a Gustavo Nogueira, que entregou o cargo na última terça-feira, atendendo a orientação de seu partido o PSDB.
O governador Ricardo Coutinho destacou que Thompson Mariz é um grande quadro administrativo e acadêmico que comandou de forma competente o processo de criação e estruturação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). “Tinha que buscar uma pessoa que pensasse o Estado semelhante com o meu e que tivesse uma folha extensa de serviços prestados ao Estado. Tenho certeza que, assim como Gustavo Nogueira, ele vai prestar um serviço importante para o futuro da Paraíba e dos paraibanos”.
Ricardo Coutinho também agradeceu o empenho do ex-secretário Gustavo Nogueira, que, segundo ele, “entende como ninguém os avanços conquistados nestes três anos e dois meses de governo que colocam a Paraíba numa situação muito melhor do que em 2011.
Thompson Mariz disse que o seu maior desafio será implementar  o projeto do Eixo Integrado de Desenvolvimento elaborado pelo ex-secretário Gustavo Nogueira, lançado neste mês, que trata das grandes questões de logística, orçamentária e dos setores estratégicos para alavancar o desenvolvimento da Paraíba. “Vamos trabalhar na elaboração de bons projetos para buscarmos recursos em Brasília dentro do plano estratégico já estabelecido pelo Governo do Estado”, afirmou, agradecendo a confiança do governador Ricardo Coutinho e dizendo esperar estar à altura do governo e dos paraibanos.
Em seu discurso, o novo secretário de Planejamento traçou  um paralelo do desafio que enfrentou para estruturar e interiorizar a Universidade Federal de Campina Grande em 1992, partindo praticamente do zero e numa situação de greve e falta de infraestrutura, e do desafio de substituir um dos melhores administradores do Estado que é Gustavo Nogueira na Secretaria de Planejamento e Gestão. “Estou entrando num governo com uma máquina azeitada,  operoso e comandado pelo melhor governador dos últimos anos. É um desafio extraordinário que me motiva muito”, declarou.
Currículo do Secretário – Thompson Fernandes Mariz, filho de Isaac Mariz Nobre e Francisca Fernandes Mariz, é natural de São João do Rio do Peixe (antiga Antenor Navarro), Paraíba, e é graduado e mestre em Engenharia Química, Área de Processos Químicos, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutor em Engenharia Química, Área de Gestão e Planejamento Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande.
Foi consultor do CNPq e coordenador de Projetos de Pesquisa; autor de vários artigos científicos no Brasil e no exterior; proferiu mais de uma centena de palestras em diversas instituições brasileiras.
Foi o fundador e primeiro chefe do Departamento de Engenharia de Materiais da UFPB, em Campina Grande; foi vice-diretor e diretor do Centro de Ciências e Tecnologia da UFPB (CCT/UFPB); pró-reitor para Assuntos do Interior da UFPB. Foi eleito vice-reitor da UFPB e designado reitor pro tempore da recém-criada UFCG, em abril de 2002.
Thompson Mariz foi eleito o primeiro reitor da UFCG, para o mandato de 22 de fevereiro de 2005 à 21 fevereiro de 2009 e reeleito pela comunidade universitária em novembro de 2008.
Integrou o Conselho Estadual de Educação do Estado da Paraíba, Conselho Deliberativo do Sebrae-PB, Conselho Estadual de Combate à Fome e Erradicação da Pobreza do Estado da Paraíba, Conselho Diretor da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Conselho de Implantação do Instituto Nacional do Semi-Árido, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e presidente da Comissão de Recursos Humanos da Andifes, entre outros conselhos acadêmicos, tais como o Conselho Universitário e Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB.
Foi agraciado com os títulos de cidadão das cidades de Cajazeiras, Sousa, Pombal, Cuité, Sumé, Monteiro, Triunfo, Santa Helena, Nova Floresta, Itabaiana, Itaporanga e Campina Grande. Recebeu os títulos de cidadão benemérito das cidades de Cajazeiras, Sumé e Pombal e recebeu a Medalha Epitácio Pessoa, comenda outorgada pela Assembleia Legislativa da Paraíba, e a Medalha Tiradentes, comenda outorgada pela Loja Maçônica Regeneração Campinense.
Foi eleito presidente do Conselho Diretor da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, além de ter sido novamente nomeado para o Conselho Estadual de Educação. Atualmente é diretor executivo do Citta (Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo), diretor geral do Cedac (Centro de Desenvolvimento e Apoio Comunitário), membro do Conselho do Hospital da FAP e Assessor Especial do Reitor da UFCG, sem nenhum ônus pelo exercício dessas funções.
Edição de Texto: Aguinaldo Silva

Fonte e Foto: Secom/PB.
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger