Vereador Junior Datele (PMDB) abre o mandato a participação popular e faz balanço de suas ações em 2013

O vereador de Cabedelo Junior Datele – PMDB foi um dos parlamentares mais bem avaliado no primeiro ano dessa legislatura. Atuante, receptivo e participante nas lutas do povo, vem desenvolvendo em Cabedelo, um mandato de participação popular e se destacando nas suas proposituras, sendo o parlamentar que mais apresentou emendas a LOA 2014 – Lei Orçamentária Anual, onde colocou como metas especificas a construção de uma creche na comunidade Salinas Ribamar, visando atender demanda daquele bairro, com o acolhimento para crianças e sendo um auxilio aos pais que necessitam trabalhar. Ainda para a mesma comunidade, colocou a pavimentação da via de acesso, Rua São Pedro.
O vereador colocou também como meta no orçamento de 2014, a construção de Parques e Jardins nas Áreas Verdes do Bairro de Intermares, bem como, a pavimentação das Ruas Mar Cáspio, Golfo da China, Golfo de Danzig, Mar Báltico, Golfo de Bengala, Mar Negro e o recapeamento da avenida litorânea, Rua Oceano Atlântico.
Para o Recanto do Poço o vereador colocou, alem da pavimentação e drenagem de diversas ruas (Tom Jobim, Senador Ruy Carneiro e José Maria de Lucena Filho), ainda pediu a reforma e ampliação da Escola Municipal Adjunto Carlos de Moraes,
O vereador foi o segundo parlamentar em apresentação de Projetos de Lei em 2013, inclusive alguns já aprovados e sancionados, com destaque para: o que Institui a tribuna popular na câmara municipal; o que dar a obrigatoriedade da reserva para contratação de 5% de idosos na mão de obra das empresas instaladas no Município; o que simplifica a licença de funcionamento aos estabelecimentos que funcionam em imóveis menores que 50m²; o que autoriza o poder executivo criar a guarda marítima ambiental no município;  o que antecipa o pagamento do décimo terceiro salário para servidoras públicas municipais gestantes, quando atingirem o sétimo mês de gestação; o que dispõe sobre a transparência dos atos e informações no âmbito do município; o que dispõe sobre a coleta e distribuição de sobras de material de construção a população carente; o que dispõe sobre a obrigatoriedade de bancos disporem de banheiros sanitários para os seus clientes em atendimento; o que veda a ocupação de cargos comissionados por ficha sujas; o que disciplina a criação, propriedade, posse, guarda e dispõe sobre a coleta de fezes de animais nos logradouros públicos, entre outros.
Com toda essa produção de relevantes projetos para a cidade portuária, o parlamentar ainda se destacou ao longo do ano, nos pronunciamentos contundentes, cobrando transparência nos atos da administração direta e indireta, cobrando respostas aos anseios da população, cobrando melhorias na segurança pública, na coleta de lixo e na iluminação dos bairros da cidade, inclusive, apresentando requerimento destinado ao prefeito municipal, cobrando que o mesmo apresente um projeto de Lei diminuindo a cobrança da taxa de Iluminação Pública dos cabedelenses, afirmando que é uma das maiores taxas do país e o serviço não é prestado com eficiência.
Em seu primeiro mandato, o vereador ainda foi o autor de diversas sessões especiais, onde a população foi convidada a participar. Foi ainda, o autor do projeto que inclui na câmara Municipal a comissão permanente da Juventude, que tem o intuito de desenvolver políticas voltadas a juventude, de fiscalizar as ações municipais voltadas a este público, criar políticas de combate à violência, de acesso à cultura, de educação e desporto.
Datele é um parlamentar incansável nas lutas sociais e vem desenvolvendo suas atribuições legislativas com excelência, buscando organizar a vida das comunidades, desenvolvendo funções de fiscalizador, sendo o único parlamentar a vistoriar todas as escolas Municipais, desenvolvendo assim, sua função constitucional de fiscalizador.
Na Câmara, além de 1º Secretário da Mesa Diretora, é Presidente da Frente Parlamentar do Turismo – PARLATUR. Vice-Presidente da comissão permanente de Orçamento e Finanças, onde tem a função de apreciar as contas públicas dos administradores e da apuração de infrações político-administrativas por parte do Prefeito, inclusive sendo o relator de as contas de 2010 do Ex. Prefeito José Regis. É suplente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da Comissão de Educação, Saúde e Meio Ambiente. Júnior Datelle também é membro da Frente Parlamentar de Apoio às Micros e Pequenas Empresas.
Em 2014, o parlamentar vai escancarar o mandato a participação popular e cidadã dos cabedelenses, visando construir com a população um canal de diálogo permanente, através da internet, onde o cidadão possa, criticar, sugerir, aplaudir, enfim, contribuir com propostas para o encaminhamento na Câmara, tornando seu mandato, verdadeiramente, participativo e ao alcance de todos. Por estas e outras ações desenvolvidas durante o ano de 2013, o Vereador é visto como um parlamentar atuante, acessível e que esteve presente em quase todas as lutas organizadas da sociedade cabedelense.
Edição de Texto: Aguinaldo Silva
Fonte: PBNews e Assessoria do Vereador

Foto: Internet
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger