Com a anuência do comitê gestor do projeto orla a Guajiru instala contêiner na praia para sua sede e continua a proteger as tartarugas

A ONG Associação Guajiru de Ciência, Educação e Meio Ambiente, criada em 2002 com o intuito de proteger os ninhos de tartarugas nas praias urbanas da orla paraibana, instalou-se provisoriamente, na sede do Bar do Surfista, no bairro de Intermares em Cabedelo, PB. Os voluntários do projeto localizam e cercam os ninhos para que não sofram com interferência do ser humano ou animais, além de realizarem um processo de conscientização com os frequentadores da região.
Após a retirada do bar por decisão judicial, a instituição ficou sem espaço para realização de suas atividades e se instalou embaixo de arvores e, depois de elaborar um projeto, conseguir parceiros, perambulou nas reuniões do Comitê Gestor do Projeto Orla, solicitando aprovação dos órgão competentes para a instalação de contêiner na praia para sua sede. A Guajiru realiza atividades de conscientização voltadas para a comunidade, escolas e turistas, tais como palestras, mutirões de limpeza e exposições.
Com a autorização do comitê, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de João Pessoa iniciou nesta sexta-feira (17) a instalação de dois contêineres na praia do Bessa. O equipamento será usado como posto avançado da Semam, em parceria com a Associação Guajiru, que trabalha na preservação da tartaruga marinha.
Um dos contêineres servirá como almoxarifado e escritório da ONG, enquanto o outro deve abrigar uma equipe técnica da Semam que irá fiscalizar a região. A área protegida é considerada de grande importância ambiental, pois costuma abrigar diversos ninhos de tartaruga.
“A estrutura criada pela Prefeitura da Capital trará mais condições de trabalho para sua equipe que poderá atender mais pessoas e de maneira mais cômoda”, afirmou Rita Mascarenhas, coordenadora do projeto Guajiru.

Da Redação
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger