Prefeito, secretários, vereadores e a sociedade prestigiam a IX Conferencia de Assistência Social de Cabedelo.

Com o tema: "A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS em Cabedelo" e sobre a coordenação da SETRASM, a Prefeitura realizou neste final de semana, nos dias 23 e 24 de agosto de 2013, no Ginásio da Escola Municipal Paulino Siqueira, a IX Conferencia Municipal de Assistência Social de Cabedelo. A convocação atende ao Decreto 34/2013, assinado, conjuntamente, pelo Prefeito e o Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, em cumprimento ao que determina o artigo 18, inciso VI, da Lei 8.742, de 7 de dezembro de 1993.
A 1ª Dama e Secretaria Municipal do Trabalho, Ação Social e Mulher, Vanda Ligia de Lucena - Vandinha (como é, carinhosamente, conhecida na cidade), recepcionou os convidados na abertura do evento, na noite da última sexta-feira, 23/08. O prefeito Luceninha, os vereadores Eudes, Pereira e Macio Bezerra, os secretários: Nicodemos (finanças); Clecy (educação); Dr. André (saúde); Cel. Romildo (Semob); Maurício (esportes); Welington Costa (comunicação), Marta Smith (cultura) e Adalberto Oliveira (planejamento), entre outras autoridades e lideranças locais, prestigiaram o evento.
Visivelmente emocionada, Vandinha falou das conquistas, das dificuldades, das oportunidades, dos desafios e das parcerias que vivencia no dia a dia em sua pasta. “Nós, assistentes sociais de Cabedelo e de todo o pais, há anos lutamos para que o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), disponha de percentual orçamentário para financiamento das políticas públicas sociais. O governo dispõe de vários parceiros, até de forma voluntária. Mas, precisamos garantir na Lei, de forma efetiva, um percentual orçamentário como existem na saúde e na educação, para o financiamento social.” Disse a 1ª Dama cabedelense.
Segundo o IBGE, em Cabedelo o PIB per capita é de R$ 42.483,68. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 0,748 e a população, 57.944 habitantes. Segundo Vandinha, sete mil famílias cabedelenses estão no Bolsa Família e, pasmem, ainda existem demanda reprimida (famílias aguardando). As conquistas desses 8 anos do SUAS na cidade portuária, ficam por conta dos programas como: CRAS (Centro de Referencia da Assistência Social); CREAS (Centro de Referencia Especializado da Assistência Social); Pro jovem e Bolsa Família. “As políticas sociais tem que sair do plano do assistencialismo e voltar-se para a inclusão e o resgate da cidadania, focadas sempre na criança, no adolescente, no idoso e na família. Precisamos erradicar a fome e a miséria em nosso município. É essa a nossa missão, é esse o nosso compromisso”. Afirmou.
Ainda de acordo com a 1ª Dama, é determinação do prefeito Luceninha que em novembro, depois de concluídas as parcerias (prefeitura, Câmara, MP, Conselhos e demais entidades sociais afins), seja enfim, lançado o “Cartão Cidadão”, um ousado programa municipal de inclusão e assistência social, que pretende erradicar a fome e a pobreza absoluta no município. Uma espécie de garantia de “renda mínima” para todas as famílias que atenda as determinações do programa. Sua execução será acompanhada de perto pela sociedade civil, fiscalizada pelo controle interno do governo, pelos Conselhos, Câmara de vereadores e Ministério Publico.
Na oportunidade, o prefeito Luceninha deu posse ao Presidente do novo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, para o biênio 2013/2015, o Sr Adalacir do Nascimento Monteiro que, de imediato, empossou os outros 21 membros, representantes do Poder Público e da sociedade civil, naquele colegiado. Em sua fala o prefeito disse ser “inaceitável que Cabedelo seja uma cidade tão rica e continue tendo seu povo tão pobre. Precisamos mudar essa realidade social”, assegurou.
Clique aqui e veja as fotos no facebook de Aguinaldo Silva

Texto e Foto: Aguinaldo Silva.
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger