Entidades de Cabedelo convocam e realizam o que chamam de 1ª Conferência Livre para debater PetCoke na cidade

A cidade de Cabedelo realizará a Primeira Conferência Livre de Meio Ambiente, no próximo dia 26 de agosto, no Cabedelo Clube, com a participação da ACICA, IFPB, ICMBio, Fundação Osvaldo Cruz além de outras entidades.
Para os organizadores, a empresa holandesa TECOP, a superintendência do porto e alguns membros que ocupam cargos comissionados na prefeitura de Cabedelo tem tido ações truculentas contra a insatisfação da população quanto ao depósito e transporte do PetCoke em Cabedelo.
Para a “Frente Popular Avança Cabedelo”, os protestos da população se arrastam por mais de dez anos. O PetCoke chega a granel nos porões dos navios, é transportado em caçambas e depositado na margem do manguezal, área de proteção ambiental e no entorno das comunidades é uma agressão à lei, ao meio ambiente, à saúde e bem estar da população que sofre com problemas de sujeira, alergias e outros males.
“Cabedelo não pode ser um depósito de coque porque suas características turísticas, culturais e ambientais não são compatíveis com esse produto na forma em que tem ocupado a cidade. O trabalho gerado nessa atividade não é permanente, com vínculo e condições de trabalho precário” diz o manifesto dos organizadores.
De acordo com as informações repassadas a nossa redação, a I Conferência Livre de Meio Ambiente de Cabedelo acontecerá na próxima segunda feira, 26 de agosto, a partir das 08:00 hs no Cabedelo Clube e discutirá o eixo temático “Impactos Ambientais” definido para a preparação da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. Está sendo organizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, IFPB campus Cabedelo, com apoio do ICMBio, Associações, organizações não governamentais e movimentos Populares.
O evento será um espaço para a discussão de problemas ambientais críticos, antigos e emergentes, que atingem a população de Cabedelo e tem sido objeto de protestos, manifestações públicas. Questões como a poluição decorrente do aumento da importação do petcoke, (o pó preto) pelo porto de Cabedelo transportado em caçambas pelo centro da cidade e com armazenamento a céu aberto em área de manguezal e próximo às comunidades; a contaminação ambiental dos cemitérios; a falta da coleta seletiva e de planos de gestão ambiental das empresas serão abordados nesta Conferência.
“Sem prejuízo ao tratamento e proposições para o enfrentamento das questões locais, a Conferência Livre seguirá os objetivos do Ministério do Meio Ambiente de compartilhar o poder e a corresponsabilidade entre Estado e sociedade civil na elaboração de políticas públicas. Os temas do eixo da conferência serão apresentados por professores, pesquisadores e técnicos com experiência em gestão ambiental, vinculados a entidades como Fundação Osvaldo Cruz, IFPB, Sudema, entre outros, para fundamentar as propostas a serem definidas pela população que se fará presente.
O Prefeito de Cabedelo e outras autoridades locais, a exemplo do Ministério Público Federal e órgãos de controle e fiscalização ambiental, foram convidados para compor a mesa e tomar parte na Conferência.
Da Redação/Assessoria

Foto: Internet
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger