Prefeito Luceninha prestigia posse dos novos Conselheiros Tutelares


Os novos conselheiros tutelares de Cabedelo tomaram posse, em solenidade realizada no Teatro Santa Catarina, nesta segunda-feira (13), organizada pela Secretaria Municipal de Trabalho, Ação Social e Mulher, através do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente tendo sido prestigiada por autoridades, secretários, parlamentares e a sociedade em geral.
Eleitos pela população no dia 28 de abril do corrente ano para um mandato que vai durar até o dia 31 de dezembro de 2015 (previsto pela Lei Federal 12.696 de 26 de julho de 2012) foram empossados e diplomados todos titulares e os seus respectivos suplentes.
Na ocasião estiveram presentes, entre outras autoridades, o Prefeito do Município, José Maria de Lucena Filho; a primeira-dama do Município e Secretária de Trabalho, Ação Social e Mulher, Vanda Lígia Lucena; o Promotor, em exercício,  da Infância e da Juventude da Comarca de Cabedelo, Dr. Rogério Rodrigues Lucas de Oliveira; o Presidente da Câmara Municipal, vereador Lucas Santino; a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Magda Cardoso; a Representante da Secretaria da Educação, Professora Enilda Cléia; e o Presidente do CMDCA, Jean Santos, que compuseram a mesa e abriram oficialmente o evento.
O prefeito do Município, Luceninha, destacou a atenção especial que o Executivo Municipal pretende dispensar aos Conselhos Tutelares. “É também o intuito da Prefeitura Municipal, acompanhar de perto o trabalho realizado pelos Conselhos Tutelares, fazer um trabalho em conjunto, disponibilizando as Secretarias em prol das atividades envolvendo crianças e adolescentes da nossa cidade. Nós conhecemos a situação dos Conselhos e as dificuldades que os conselheiros passam [...]”, afirmou o Prefeito.
Luceninha, destacou ainda, que pretende analisar com atenção juntamente com a sua equipe a situação salarial dos conselheiros tutelares. “É uma pretensão nossa realizar um estudo sobre a situação salarial, não só dos conselheiros tutelares, mas de outras categorias, a exemplo dos profissionais da Educação e Saúde, que também merecem a nossa atenção. Sabemos que os conselheiros realizam uma missão árdua e percebem apenas um salário mínimo e que merecem ser melhor remunerados”, garantiu o Prefeito.
O Promotor da Infância e da Juventude, Dr. Rogério Lucas, ressaltou que a presença do Ministério Público confirma o apoio dispensado ao mandato dos conselheiros. “O Ministério Público, através desta Promotoria, não poderia deixar de estar presente a tão importante evento. É importante frisar o papel de destaque do Conselho Tutelar na proteção da criança e do adolescente. Na nossa cidade vemos muitas crianças e adolescentes em situação de risco e em conflito com a lei e o Conselho Tutelar está mais perto da sociedade para acompanhar estes casos. É importante também acompanhar a freqüência das nossas crianças na Escola, porque sem escolaridade elas estarão desamparadas. E o Poder Público, que também compõe o Sistema de Garantia de Direito, precisa dar todo apoio e estrutura aos dois Conselhos Tutelares da Cidade”, afirmou.

O Presidente da Câmara Municipal, vereador Lucas Santino, garantiu em sua fala que o Poder Legislativo estará atento às reivindicações dos Conselhos Tutelares. “A presença, em massa, dos vereadores aqui nesta noite ratifica o apoio que àquela Casa Legislativa pretende dar aos conselheiros tutelares. Isso demonstra o nosso compromisso de ter as portas abertas à sociedade cabedelense. Inclusive, já fizemos alguns requerimentos em relação à reestruturação e melhoria dos mecanismos dos Conselhos Tutelares, vamos dar continuidade”, ressaltou.
A conselheira tutelar, eleita para o Setor I, professora e advogada, Dra. Lívia Albuquerque, destacou o que pretende no seu mandato. “Na verdade eu pretendo que este mandato seja uma complementação do meu trabalho como advogada e como professora. Faz muitos anos que eu desejo colocar em prática tudo que eu aprendi com a legislação e o que vejo que é necessário para a sociedade. Muitas pessoas desconhecem o trabalho do Conselho Tutelar, por isso pretendo trabalhar mais próximo à comunidade”, afirmou.
Pelo Setor 2, a conselheira Maria Cícera de Brito, que já exerceu a função de conselheira, disse que espera que seja realizado um trabalho de parceria. “Eu espero que haja muita troca de conhecimentos para que possamos construir, em parceria com todos os companheiros, políticas públicas para nossas crianças e adolescentes de forma séria e respeitosa. A palavra-chave é parceria. Tudo que se refere a melhoras tem que haver parceria”, frisou.
SECOM – Cabedelo
Foto: Daniell Mendes
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger