Diretoria de Educação em Saúde de Cabedelo e alunos da UFPB conscientizam moradores de como acondicionar seu lixo


A Secretaria Municipal de Saúde realizou no último final de semana, nas ruas do entorno ao Hospital Padre Alfredo Barbosa, uma campanha de conscientização com os comerciantes, transeuntes e moradores daquela área. O evento, sobre como armazenar, condicionar e manusear os resíduos sólidos foi organizado através da Diretoria de Educação em Saúde, que tem a frente o Enfermeiro, professor universitário Dr. Felix Araújo, com apoio das alunas da UFPB que estagiam no município de Cabedelo.
Trabalhando com o tema: “Se você não joga lixo no chão de sua casa, por que vai jogar no chão de sua cidade?”, as alunas estagiárias distribuíram um guia de orientação (panfleto) produzido a partir da parceria Prefeitura/UFPB, onde menciona a importância da coleta seletiva. A campanha também conscientiza os cidadãos a fazer sua parte.
O lixo exposto em vias públicas, além de obstruir as galerias provocando alagamentos nos períodos chuvosos, atrai ratos, baratas, moscas, formigas, escorpiões, entre outros, podendo transmitir doenças como diarreia infecciosa, parasitoses e amebíases, contribuindo ainda, para o surgimento de mosquitos vetores de doenças como dengue. A exposição do lixo também facilita o surgimento de outras patologias como a leishmaniose, leptospirose, tétano, cólera e esquistossomoses.
O panfleto distribuído pelos organizadores, ainda informava sobre o tempo de decomposição de cada resíduo na natureza e o calendário de coleta do lixo em sua rua, que no caso do entorno do hospital, é feita todos os dias sempre às 20hs.
Fonte: Secom Cabedelo
Texto Aguinaldo Silva
Foto: Elias Martins
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger