ICMBIO e IFPB criam cartilha para orientar a visitação da Flona de Cabedelo (Mata da AMEM).


A parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), firmada por meio de um termo de reciprocidade assinado no final do ano passado gera seu primeiro fruto. Trata-se do projeto de confecção e lançamento da cartilha educativa “Os Florestas”, que servirá de suporte para visitações guiadas de crianças em idade escolar à Floresta Nacional (Flona) da Restinga de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, na Paraíba.
A publicação irá integrar o Projeto Extremo Oriental das Américas, desenvolvido pelo Prof. Dr. Orione Álvares, pela analista ambiental da Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, Profa. Dra. Tânia Maria de Andrade e coordenadora de Pesquisa e Extensão do IFPB – Campus João Pessoa e as estudantes Roméria Santana e Viviane Sousa, do curso de Gestão Ambiental da instituição.
Segundo Tânia, o programa contempla iniciativas empreendidas nas unidades de conservação da Paraíba com as seguintes linhas temáticas: práticas sustentáveis, resiliência socioecológica, responsabilidade social e percepção e educação ambiental – que prevê o novo programa de visitação da Flona, idealizado para satisfazer a demanda pela recepção de turmas escolares para passeios guiados.
“Os Florestas”
A cartilha “Os Florestas” está sendo produzida em conjunto pela Divisão de Comunicação do ICMBio no Nordeste e o grupo de pesquisadores e estudantes liderado pela Profa. Dra. Tânia Maria. A última reunião sobre o projeto, realizada na quarta-feira (23), na Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, também contou com a presença do coordenador-substituto da Coordenação Regional 6 (CR6) do ICMBio, Alexis Oliveira.
Estima-se que a cartilha e o programa de visitas da FLONA sejam lançados ainda no primeiro semestre deste ano. “Esta será uma experiência muito boa e poderá servir como diretriz para projetos semelhantes a serem desenvolvidos pela mesma parceria entre IFPB e ICMBio na Paraíba”, destaca Tânia.
Fonte: Comunicação ICMBio Nordeste
(83) 3245 2847 - 3245 1927
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger