Candidatos a prefeito de Cabedelo assinam compromisso para implantação do Programa Cidades Sustentáveis.


No último dia 29 de agosto o Instituto Soma Brasil lançou na Paraíba o Programa Cidades Sustentáveis, que atua com o monitoramento da gestão pública através de indicadores e metas. Todos os candidatos e prefeito de João Pessoa assinaram a carta compromisso do programa. Em Cabedelo, os candidatos Luceninha e Paulo Nogueira assinaram a carta compromisso.
O candidato Wellington Brito informou que assinará (não esteve no evento por conta do falecimento de um familiar). Estamos aguardando sua assinatura. 
A proposta da Rede de Cidades é que a sociedade civil se envolva no monitoramento da gestão pública de forma contínua e não pontual. Estamos formatando o projeto para estruturação e manutenção da Rede Nossa Cabedelo e Rede Nossa João Pessoa, cidades onde atuaremos a princípio e trabalhando na mobilização de recursos para tanto. 
O exercício da cidadania através do controle social não pode se restrigir às eleições e ao voto. É fundamental que a sociedade civil desperte para a possibilidade de mudar a a realidade da gestão pública e da política partidária pela via do controle social suprapartidário, visando tão somente o interesse público. A proposta da Rede de Cidades pode ser conhecida em www.cidadessustentaveis.org.br e www.nossasaopaulo.org.br.
A Acica, por sua vez, está trabalhando na implantação de um observatório social em Cabedelo, um importante instrumento para fiscalização da aplicação dos recursos públicos.
Considero que as organizações da sociedade civil são sim de fundamental importância para esse processo. Elas mobilizam, promovem sinergia e potencializam esforços. Só é necessário que estejam a serviço de uma causa e acima de partidarismos e de interesses privados. 
Embora acredite que a Câmara Municipal de Cabedelo precisa - e muito - de renovação, como tem nos mostrado os recentes episódios, não vejo como produtiva uma campanha para isso feita às vésperas da eleição. Acredito sim, numa ação de monitoramento e controle isenta de partidarismo, permanente e sistemática, que leve a população de Cabedelo a conhecer os atos dos gestores públicos e, gradativamente, a discutir a qualidade e a pertinência de sua atuação, refutando as práticas escusas, os conchavos e a má utilização dos recursos públicos eendossando as ações que fortaleçam a cidade e o interesse público. Há muito a fazer em 2013.
Texto: Karine Oliveira 
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger