O Veleiro Cisne Branco da Marinha do Brasil atraca em Cabedelo e pode ser visitado gratuitamente até 26/08



 O navio-veleiro Cisne Branco da Marinha do Brasil atracou, na manhã desta quarta-feira (22), no Porto de Cabedelo. O Governo do Estado, por meio da Companhia Docas da Paraíba, irá disponibilizar o Porto e toda a parte logística e de organização durante os três dias em que o veleiro ficará aberto ao público para visitação gratuita.
Desta quinta (23) até domingo (26), o Porto de Cabedelo estará aberto ao público interessado em visitar o veleiro Cisne Branco, no horário das 14h às 18h, sendo permitida a entrada até às 17h. O capitão Victor Buarque informou que é uma das funções da Capitania dos Portos da Paraíba acompanhar e dar assistência a navios oficiais que chegam ao Estado. "É um prazer recebê-los aqui. Há cerca de cinco anos que não recebíamos esta embarcação oficial da Marinha”, comentou Buarque.
O vice-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Antônio Ricardo de Andrade, manifestou sua satisfação em receber todo o comando da embarcação e disse que a visitação a um navio representante da Marinha do Brasil é uma grande oportunidade para a população. "O Porto de Cabedelo e sua comunidade portuária ficam muito felizes em receber este veleiro e que a população possa perceber esse trabalho tão importante que é o da Marinha do Brasil”, afirmou.
O comandante do navio, capitão Nelson Nunes, informou que esta é uma missão de representação, na qual a Marinha percorre o Brasil – e muitas vezes outros países –, a fim de mostrar à população seus serviços e como funciona um navio oficial da Marinha. Em caso de visita a outros países, também é mostrada a cultura brasileira.
O Cisne Branco é um navio veleiro da Marinha do Brasil, que exerce funções diplomáticas e de relações públicas. A sua missão é a de representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, divulgar a mentalidade marítima na sociedade civil e preservar as tradições navais. Ocasionalmente é utilizado como navio-escola.
O navio saiu do Rio de Janeiro no dia 31 de março para participar de um encontro de grandes veleiros nos Estados Unidos. Lá, visitou diversos portos americanos, recebeu cerca de 10 mil visitantes por dia e divulgou o país e a Marinha do Brasil também através da cultura, como apresentações musicais.
Regressou ao Brasil em seguida e vem visitando alguns Estados do país, recebendo, nesse período, cerca de 70 mil visitas, segundo o tenente Paredes, oficial de Comunicação Social da Marinha. Segundo ele, durante as visitas, a população tem a chance de conhecer o veleiro e suas características, um pouco da sua história e mais sobre a Marinha do Brasil. "Eles têm acesso a nossa cultura e a oportunidade de conhecer um navio particular e voltar um pouco ao passado, já que este é baseado num modelo de veleiro do século XIX, onde nada é automático e funciona como naquela época”, comentou o tenente Paredes.
Fonte: Secom/PB
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger