O Ministro das cidades o paraibano Aguinaldo Ribeiro alerta que cinco obras podem ficar fora da Copa


O ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades) reportou nesta quinta-feira (19) que 8% das obras de transporte urbano incluídas no pacote de infraestrutura para a Copa de 2014 estão com o sinal vermelho ligado. Ou seja, completamente atrasadas em relação ao calendário oficial de realização dos jogos.
As cidades de Brasília, Cuiabá, Natal e Manaus enfrentam dificuldades que vão da ausência de projetos executivos, passando por licenciamentos ambientais e autorizações dos departamentos de preservação do patrimônio histórico. O ministro sinalizou que justamente os cinco projetos dessas quatro capitais que estão dentro do cronograma extraoficial mais rigoroso e que correm o risco de ficar calendário da Copa.
Segundo Ribeiro, o governo trabalha com dois cronogramas para execução das obras, sendo um deles “mais rígido” e outro “mais conservador”. “Em outubro faremos um novo levantamento para saber se existe algum comprometimento das obras”, disse. O governo já considera essas obras como projetos de infraestrutura comuns, rebaixando-as assim para a categoria de mobilidade adotada em outros municípios.
Para cidades de médio porte, Cidades anunciou hoje R$ 7 bilhões para transporte urbano com recursos do FGTS, prometendo que irá exigir mais detalhamento técnicos antes de aprovar projetos. “Quando se tem um projeto executivo detalhado, você ganha na aplicação dos recursos públicos. É isso que estamos trabalhando, como orientou a presidenta Dilma [Rousseff]”, disse Ribeiro.
Luz amarela - O Ministério das Cidades realizou um mapeamento das obras da Copa em julho, no qual identificou os problemas em Brasília, Cuiabá, Natal e Manaus. Cidades verificou também que 36% das obras de transporte da Copa estão “com o sinal amarelo”. Mas estas não correm o risco de sair do cronograma oficial, uma vez que atendem ao esperado pelo governo para execução dentro do calendário extraoficial.
Ribeiro disse também que 56% dos empreendimentos ligados à infraestrutura urbanas dos jogos de 2014 estão “sem problema nenhum”.
Fonte : IG
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger