Direção nacional destitui PSC de JP e Cícero perde Kumamoto como vice


O secretário nacional do Partido Social Cristão (PSC), Antônio Oliboni, afirmou que não há mais impasse na legenda em João Pessoa. Ele ratificou a decisão da direção estadual, que tem na presidência o ex-senador marcondes Gadelha, que destituiu a direção municipal e retirou Rômulo Soares de sua presidência. Oliboni argumentou que a decisão anunciada pelo ex-deputado federal Marcondes Gadelha é reforçada pela resolução da Executiva Nacional nº 2/2011, que alerta sobre alianças e coligações em municípios com mais de 100 mil habitantes.
O ex-senador Marcondes Gadelha, presidente estadual do PSC informou que o diretório municipal de João Pessoa do partido foi destituído pela Executiva Nacional na sexta-feira passada. Mesmo assim, no dia seguinte a convenção da legenda decidiu indicar o médico Ítalo Kumamoto para ser o candidato a vice-prefeito do senador Cícero Lucena (PSDB).
O  secretário nacional do PSC disse que o médico Ítalo Kumamotto “teria todo o direito de ser candidato a prefeito em faixa própria, mas que em momento nenhum foi discutida a possibilidade dele ser candidato a vice em outra chapa ou coligação”. Para o secretário geral do PSC,  como o médico retirou a candidatura a prefeito, também perdeu o direito de compor a chapa com Cícero. Oliboini citou que a resolução do PSC tem que ser seguida à risca.
Em seu artigo 4º, parágrafo 2º,a resolução é clara: “No caso de municípios com mais de 100.000 eleitores toda e qualquer proposta de candidatura ou coligação majoritária deverá, obrigatoriamente, ser previamente submetida à Comissão Especial criada, que decidirá pela sua aprovação ou rejeição, também por maioria de votos, considerando a diretriz e a meta estabelecidas na presente resolução”.
Para o ex-presidente do PSC em João Pessoa, continuia valendo a coligação com o PSDB e o PTB. Rômulo Soares disse que a decisão foi protocolada no cartório da 64ª Zona Eleitoral de João Pessoa, “completando o  princípio da delegalidade, como manda a Justiça Eleitoral, e a ata já foi enviada à Executiva Nacional”.
No entanto, ele já admite que a decisão final cabe à direção nacional, mas ele ainda não foi comunicado oficialmente. “A decisão sendo comunicada oficialmente tenho que respeita-la, porque trata-se de decisão hierárquica. Vou reunir os filiados e todos os pré-candidatos, já que cerca de 85% vieram por minhas mãos, e vamos decidir se saírem em bloco ou se ficaremos. Ainda temos que pesar de vamos ingressar no Poder Judiciário para rever essa posição. Sinceramente, não acredito ainda que o PSC abdique de ter um candidato a vice-prefeito e a chance de eleger dois vereadores”, afirmou Rômulo Soares.
No artigo seguinte, a mesma resolução define que nas convenções para escolha dos candidatos para as próximas eleições de 2012, os diretórios municipais do PSC “devem observar e cumprir fielmente as diretrizes e metas baixadas, sob pena de nulidade absoluta e insubsistência de seus atos”.
Em seu artigo 6º, se algum candidato não cumprir as diretrizes do PSC nas eleições, “poderá ter seu pedido de registro de candidatura cancelado perante a Justiça Eleitoral, mediante representação fundamentada ao diretório municipal ou estadual”.
Fonte: Edmilson Pereira com Assessoria
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger