Trens voltaram a circular normalmente nesta quinta (21) depois de 36 dias de greve


Os servidores da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa e de todo o País decidiram acabar a greve e voltaram ao trabalho nesta quinta-feira (21). O movimento foi encerrado porque o Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília (DF), marcou para o próximo dia 26 o julgamento do Dissídio Coletivo da categoria. A paralisação durou 36 dias. A partir de hoje, os trens voltam a circular normalmente.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias no Estado da Paraíba (Sintefep), José Cleofas Batista de Brito, explicou que na Paraíba, a decisão foi tomada na manhã de ontem em Assembleia da Categoria, realizada na Estação João Pessoa com sindicatos de todo País por vídeoconferência. “Não ficou nem a proposta deles, nem a nossa. Agora é o Tribunal que vai decidir de quanto será o nosso reajuste”, disse José Cleofas.
De acordo com a Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do Tribunal Superior do Trabalho a sessão extraordinária será realizada às 13h30. Será julgado o reajuste de todos os ferroviários e metroviários de Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e da Zona da Central do Brasil, no Rio de Janeiro.
O primeiro dissídio (DC 5381) foi instaurado pela CBTU, que pede que o TST declare a ilegalidade da greve deflagrada pela categoria no dia 14 de maio. No segundo (DC 5881), são os sindicatos que pedem que o Tribunal defina índices de reajuste salarial e cláusulas sociais. A pauta única de reivindicações contém 115 cláusulas e pede a fixação de piso salarial de R$ 1.985, reajuste salarial com base no índice DIEESE acumulado desde a última data-base e aumento real de 10%.
Desde o ajuizamento do primeiro processo, em maio, foram realizadas duas audiências de conciliação e julgamento – a primeira com a vice-presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi, e a segunda com o relator dos processos, ministro Márcio Eurico Vitral Amaro.
Com o fim da greve os trens voltam a realizar 28 viagens diárias entre os municípios de Cabedelo, João Pessoa, Bayeux e Santa Rita, iniciando a operação comercial às 04h25 e encerrando às 19h30.
Fonte: Redação com Jornal Correio da Paraíba com foto da internet
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger