O Engenheiro Quintans participa da inauguração do novo Museu de Artes Assis Chateaubriand



 O empresário, pré-candidato e presidente do PSC de Cabedelo Engenheiro Quintans, participou na última terça-feira 04/06, em Campina Grande, da inauguração do novo Museu de Artes Assis Chateaubriand. O empresário e dirigente social cristão foi convidado pela Reitora da UEPB, Profª. Marlene Alves.
O empresário posou para foto ao lado do deputado Guilherme Almeida, pré-candidato do PSC em Campina e aproveitou para estreitar os contatos com a nata da cultura e da política presente no ato.
“Todas as cidades deveriam preocupar-se com a disponibilização de um museu para abrigar sua historia. Cabedelo tem uma história belíssima de lutas e conquistas, além de um acervo cultural esplêndido e não dispõe de um museu e nem investe, como deveria, na Fundação Fortaleza que faz esse papel na cidade. Quem não preserva seu passado, não poderá vivenciá-lo no futuro. Já diz o ditado: quem não tem passado não pode ter futuro.” Arrematou Quintans.
A reitora da Universidade Estadual da Paraíba inclusive registrou que foi a partir de uma reunião com o então governador Cássio Cunha Lima quando ela mostrou preocupação com o acervo do MAC que estava exposto em condições inadequadas na sede localizada no Parque Evaldo Cruz (Açude Novo).
Disse ainda que Silvia lançou a ideia de se construir um museu e que a partir daí ela manteve contatos com os renomados arquitetos Acácio Gil Borsoi e Janete Costa que projetaram a moderna obra, que agora está à disposição de toda a sociedade para visitação.
Cássio disse que a inauguração do novo Museu de Artes Assis Chateaubriand, é o somatório de esforços de várias pessoas e instituições, mas se apenas uma pessoa fosse lembrada pela obra, esta seria Silvia Cunha Lima, ex-primeira dama do Estado responsável direta pela concepção da obra, que conduziu os entendimentos para a construção desse novo monumento de Campina Grande a partir do seu nascedouro.
O senador lembrou ainda que a sensibilidade de Silvia também foi responsável inclusive por intermediar positivamente a questão do acervo do museu que estava sendo alvo de um desentendimento entre a UEPB e a Furne (Fundação Universitária de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão), então responsável pela posse do acervo.
Cássio fez questão de ressaltar a determinação do governador Ricardo Coutinho que deu todo o apoio para a conclusão da obra tão logo assumiu o governo do Estado em janeiro de 2011. O governador foi representado pelo secretário de Educação, Harrison Targino.
MUSEU DE ARTES ASSIS CHATEAUBRIAND - Com instalações modernas, o Museu Assis Chateaubriand da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), está localizado no bairro do Catolé, em Campina Grande. O museu conservará e mostrará as obras de vulto que fazem parte do acervo do Museu de Artes Assis Chateaubriand (MAAC) - inaugurado no ano de 1967 - chama a atenção por sua grandiosidade. O espaço é magistral, amplo e funcional para além da estética, digno das grandes casas de artes.
Construído numa uma área total de 1.500 m², o Museu Assis Chateaubriand possibilitará o fortalecimento do turismo cultural e o desenvolvimento do potencial artístico das comunidades campinense e paraibana, através de oficinas, seminários, palestras, cursos, salão de artes, exposições, entre outros. O Museu da UEPB não fica a dever a nenhum estabelecimento do gênero em capitais ou grandes cidades brasileiras.
Projetado numa dimensão moderna, o museu conta com salas de exposição permanente e temporária; auditório com capacidade para 115 pessoas, entre outros equipamentos. O prédio é composto por dois salões destinados às exposições permanentes, um salão para exposições temporárias, mezanino, sala de reuniões e biblioteca, tudo em ambiente climatizado e com sistema de combate a incêndios para proteção das exposições e acervos. Além disso, haverá amplo estacionamento, sempre com atenção em fornecer fácil acesso aos portadores de necessidades especiais.
Aguinaldo Silva com Secom-PB
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger