Disputa acirrada: Nova pesquisa eleitoral aponta empate técnico em CG


Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) sobre a disputa eleitoral em Campina Grande revela que se a eleição fosse hoje, a deputada estadual Daniella Ribeiro (PP) teria 24% dos votos contra 22% do seu principal adversário, o deputado federal Romero Rodrigues (PSDB). Por essas projeções haveria um segundo turno no município.
De acordo com os números, a ex-secretária de Saúde Tatiana Medeiros, pré-candidata do PMDB, está na terceira posição, com 14% dos votos. Depois vem o deputado estadual Guilherme Almeida (PSC), com 6%. Artur Almeida, o Bolinha, do PTB, aparece com apenas 1%. Já o pré-candidato Sizenando Leal (PSOL) não pontuou. Brancos e nulos somam 15% e não sabem ou não responderam 19%.
Pelos números da pesquisa, a disputa em Campina Grande está mesmo polarizada entre Daniella e Romero. A diferença de um para o outro é de dois pontos, praticamente um empate técnico. Daniella tem aliados fortes, como o seu irmão Aguinaldo Ribeiro, que é ministro do governo Dilma, e de líderes do PT, partido que terá um representante em sua chapa. Já Romero desponta com o apoio do senador Cássio Cunha Lima e do governador Ricardo Coutinho.
A terceira colocada na disputa, a médica Tatiana Medeiros, tem o apoio do prefeito Veneziano Vital do Rêgo e do senador Vitalzinho. No confronto com ela, Daniella tem 10 pontos de vantagem. Já em relação ao quarto colocado, Guilherme Almeida, a diferença pró Daniela é de 18 pontos.
Segundo o Ipespe, ela tem melhor aceitação entre os eleitores mais jovens, na faixa de 16 a 24 anos, com 32%. A sua menor votação está entre os eleitores com idade superior a 45 anos, que representam 18%. Já no público de 25 a 44 anos, ela obteve 24% da preferência. A pesquisa mostra que Daniella tem menor aceitação nos eleitores com nível superior: 18%. Ela conta com mais votos entre pessoas do sexo masculino, 26%, contra 22% do sexo feminino.
Segundo colocado na pesquisa Ipespe, Romero Rodrigues tem maior votação entre os eleitores de 25 a 44 anos, que representam 24%, contra 20% entre 16 e 24 anos e 22% acima de 45 anos. Assim como acontece com Daniella, ele também tem menor aceitação entre os eleitores com nível superior: 18%. O tucano também leva vantagem na preferência dos homens, com 24%, contra 21% das mulheres.
A médica Tatiana Medeiros, terceira colocada na pesquisa, tem maior aceitação no eleitorado com idade acima de 45 anos, que representa 15%. Entre o público jovem ela tem 13% da preferência. Já por grau de instrução, a sua melhor colocação aparece no eleitor de nível superior, com 17%.
A pesquisa Ipespe revela que a maioria dos eleitores indecisos, que ainda não decidiram em quem vão votar nas eleições de outubro, está entre as mulheres, que totalizam 22% contra 15% dos homens. O maior número de indecisos está entre os eleitores acima de 45 anos, que são 24% dos entrevistados.
O Ipespe entrevistou 800 eleitores nos dias 9 e 10 de junho. A pesquisa tem uma margem de erro de 3,5% para intervalo de confiança de 95%. Para todas as variáveis os fatores de ponderação assumem um valor igual a 1.
O instituto Ipespe foi fundado em 1986. Tem sede no Recife, escritórios em São Paulo e Fortaleza, representação no Distrito Federal e em Salvador, além de equipes operacionais e consultores em todos os estados do país.
A pesquisa foi encomendada pelo Jornal da Paraíba  e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o número 00014/2012.
Fonte: Paraíba Já com JP
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger