Luís Torres escreveu em seu Blog - Consult pergunta no singular e responde no plural: Soma da rejeição supera 136%


As pesquisas eleitorais, por natureza, já nascem suspeitas, por mais sérias que sejam. Para evitar suspeições, é preciso apresentar um resultado livre de qualquer questionamento. Não foi o caso da Consult, publicada neste domingo no Jornal Correio da Paraíba.
Eleitores mais atentos da edição deste domingo do Correio estranharam números da pesquisa Consult referentes à rejeição dos candidatos que vão disputar as eleições deste ano na Capital.
Simplesmente porque perceberam, sem precisar de calculadora, que a soma dos percentuais da pesquisa sobre a rejeição dos candidatos chega a 136,1%. A “sobra”, segundo alguns eleitores, já havia sido identificada na pesquisa publicada sobre Campina Grande.
O Instituto, de pronto, dirá que é porque as respostas foram múltiplas, já que o questionário registrado na Justiça eleitoral oferecia espaço para três e não apenas uma opção.
O problema é que o leitor do jornal não teve acesso a essa informação. Aliás, segundo o próprio Jornal Correio, fica claro que a Consult, ao levantar a rejeição dos candidatos, perguntou no singular em “qual” dos candidatos citados não votaria, o que supõe apenas um nome. E não em “quais”, que permitiria mais de uma opção.
Está lá na edição do Correio. A pergunta no singular e a resposta no plural. Pequena ausência de informação que confunde quem já não confia muito nos institutos.
Assim, por mais que se esforce, fica difícil dar 100% de credibilidade às pesquisas eleitorais. Imagine 136%?!
Fonte: Blog de Luís Tôrres
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger