ALPB faz campanha para prevenir câncer de próstata


 A Assembleia Legislativa da Paraíba deflagrou, desde a sexta-feira passada (30.03) uma campanha educativa sobre os cuidados que o homem deve ter com a saúde, como forma de prevenir e evitar o surgimento do câncer de próstata. A campanha da ALPB integra a “Semana Estadual de Prevenção do Câncer de Próstata”, a ser realizada no período de 9 a 14 de abril próximos.
A “Semana Estadual de Prevenção do Câncer de Próstata” foi definida a partir de propositura apresentada em 2009 pelo deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB) e que o Governo do Estado ficaria obrigado a realiza-la. Como presidente da ALPB, Ricardo Marcelo decidiu que a Mesa Diretora encamparia essa ideia e levaria a campanha às cidades-pólos do Estado.
A campanha apresenta exibição de out-door, material de panfletaria, banners em mídias digitais e exibição de VTs nas principais emissoras de televisão do Estado. Tudo para chamar a atenção para essa doença que acomete homens numa proporção cada vez maior.
A programação da “Semana Estadual de Prevenção do Câncer de Próstata” será aberta pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), na segunda-feira (09.04), às 16h00, com a realização de uma sessão especial no plenário da Casa de Epitácio Pessoa.
Além de João Pessoa, a 'Semana Estadual de Prevenção do Câncer de Próstata' contará com atividades em Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras, Guarabira.
Em Campina Grande, o evento também será aberto com uma sessão especial a ser realizada na Câmara Municipal, no dia 10 de abril. O mesmo ocorrerá na cidade de Guarabira, no dia 11 de abril.
Em Patos a sessão especial será no dia 12; e em Sousa no dia 13. Em Cajazeiras, a sessão especial será no dia 14 de abril.
O campanha tem caráter informativo e preventivo. Durante a Semana, será montado um stand no tradicional Ponto de Cem Réis, no centro de João Pessoa, onde ocorrerá exposição de material informativo e distribuição de folders e panfletos.
Toda a programação da 'Semana Estadual de Prevenção do Câncer de Próstata' foi coordenada pela Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL), que tem como presidente dona Crisneilde Rodrigues, esposa do presidente da ALPB. O Departamento de Cultura da ALPB, que à frente Cida Lôbo, foi quem formatou toda a campanha.

Câncer de Próstata
Câncer de próstata ou cancro da próstata é uma doença na qual ocorre o desenvolvimento de um cancro/câncer na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. Ocorre quando as células da próstata sofrem mutações e começam a se multiplicar sem controle. Estas células podem se espalhar (metástase) a partir da próstata em direção a outras partes do corpo, especialmente ossos e linfonodos. O câncer de próstata pode causar dor, dificuldade em urinar, disfunção erétil e outros sintomas.

Este tipo de câncer se desenvolve mais frequentemente em homens acima dos 50 anos de idade. Ocorre somente em homens, já que a próstata é uma glândula exclusiva deste sexo. É o tipo de câncer mais comum em homens nos Estados Unidos, país em que é a segunda maior causa de mortes masculinas por câncer, atrás somente do câncer de pulmão.
O câncer de próstata é mais descoberto através de exame físico ou por monitoração dos exames de sangue, como o teste do "PSA" (sigla em inglês para antígeno prostático específico).
Atualmente existe alguma preocupação sobre a acurácia do teste de PSA e sua real utilidade. Uma suspeita de câncer de próstata é tipicamente confirmada ao se remover uma amostra da próstata (biópsia) e examinando-a sob microscópio. Outros exames, como raio-X e exames de imagem para os ossos, podem ser realizados para determinar se o câncer de próstata se espalhou.
O câncer de próstata pode ser tratado com cirurgia, radioterapia, terapia hormonal, quimioterapia, protonterapia ou alguma combinação destes. A idade e saúde do homem, assim como a extensão da dispersão das células, aparência sob análise microscópica e resposta do câncer ao tratamento inicial são importantes em determinar o desfecho da doença.

Locais para receber orientação e pode fazer os exames:
Em João Pessoa, na Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada, na rua São Benedito, 347, em Cruz das Armas.
Também na Unidade de Saúde São José, na avenida Vigolvino Florentino da Costa s/n, em Manaíra.
Em Campina Grande, na Unidade de Saúde José Pinheiro, na rua Severino de Branco, s/n, em José Pinheiro
Em Guarabira, Unidade de Saúde Burity, na rua José Epaminondas, s/n, no Bairro Novo.
Em Patos, na Unidade de Saúde Frei Damião, na avenida Rio Branco, 62, bairro da Brasília.
Em Sousa, no Centro de Reabilitação e Especialidade, na rua Cônego José Viana, s/n, na Estação.
Em Cajazeiras, na Policlínica Orcino Guedes, na rua Antônio Holanda, s/n, no centro.
Fonte: HERMES DE LUNA
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger