Professores e prestadores de serviço que foram substituídos no Aníbal Moura fizeram manifestação na escola nesta sexta-feira (02/03).

Dezesseis servidores da Escola Estadual Aníbal moura de Cabedelo, entre professores e prestadores de serviços, que foram substituídos nesta quinta-feira sem serem previamente avisados, fizeram uma manifestação na escola na manhã desta sexta-feira. Segundo a diretora Marta Sabrino da Silva, a Senhora Verônica Madruga que seria servidora da 1º Região de Ensino, entregou a lista dos dezesseis nomes para serem substituídos naquela escola.
A diretora questiona a forma como lhe repassaram tal determinação. Sem portaria ou memorando algum. Apenas uma lista rabiscada, escrita a mão, relacionando os que deveriam ser substituídos. De acordo com ela, seis professores e dez prestadores de serviços, entre eles, os dois vigias da escola, alguns com os contratos renovados por mais onze meses e recebendo normalmente seus proventos, foram demitidos sumariamente e substituídos sem nenhum critério.
Isso aí é um descalabro, uma perversidade contra esses profissionais. “Essa política educacional na Paraíba não pode continuar” disse a Professora de Português Francis Zenaide. Ela informou ainda que sindicato marcou para a tarde desta sexta-feira, uma assembleia para discutir o novo piso salarial de 1.400,00 como as demissões sumárias que vem ocorrendo na educação do Estado.
Marcos Patrício lamentou o ocorrido e classificou como um desrespeito aos servidores e a instituição de ensino que detém ótimos índices no IDEB e ENEM. Segundo ele, isso vai de encontro as determinações do governador Ricardo Coutinho que já deixou claro que esse não é um governo para perseguir ninguém. “Essa intervenção está sendo feita em uma escola que aprovou seis alunos na Universidade Federal no último vestibular e seu coeficiente da média do Enem é superior a do Estado. Substituir sumariamente os profissionais que ajudaram a escola a constituir esses índices positivos, não depõe a favor do governo e não acredito que atenda sua orientação”. Disse Patrício à reportagem. Ele manifestou solidariedade aos profissionais e disse estar mantendo contatos junto ao governo do Estado para encontrar uma solução e reverter à situação.
Nomes como o da professora de filosofia Silvana Lopes, ex-conselheira tutelar, residente ha mais de vinte anos no Renascer e que está na escola a um ano. Ela fez todo o treinamento da formação continuada promovido pelo governo do Estado, foi aprovada, recebeu seus proventos normalmente, foi informada que estava recontratada, na última quarta-feira (29) recebeu um Not book e no dia seguinte foi demitida. “Isso é muito estranho” suspeitou Marcos.
O Deputado Trócolli Júnior também esteve presente na manifestação dos servidores. Ele informou que já marcou uma audiência com o governador para discutir o assunto na próxima segunda-feira (05/03). Os professores não quiseram fornecer nomes, mas, creditam a indicações políticas as substituições.
Indignada, a respeitada Professora cabedelense Rejane Viana disse: “inaceitável que a gestão da educação em nosso Estado esteja submetida a esse tipo de ingerências. A sociedade não pode tolerar que políticos e pretensos candidatos, seja quem for, utilizem-se desses expedientes para interferir no processo educacional de Cabedelo. Esses atores políticos não podem continuar a "construir" seus currais a custa dessas ingerências ao tempo em que não trazem as contribuições que deveriam trazer para a sociedade. Deveriam esses cumprirem  seus papéis de fiscalizar e interagir democraticamente com a população para exigir as políticas públicas, isso seria suficiente para garantir suas reeleições. Talvez seus interesses o façam abrir mão de seus papeis para "encurralar" seus votos através do sujeitamento de pessoas que também tendem a se "aproveitar" dessas situações, formando assim o pacto do atraso que vem se arrastando com os políticos que temos”. Desabafou.

Aguinaldo Silva
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger