Agora é lei: Forró vira patrimônio imaterial de João Pessoa



De acordo com o vereador Bira, a iniciativa tem como objetivo a preservação de celebrações, festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, rituais, religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social; e as formas de expressão, como as manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas; podem ser considerados bens de patrimônio imaterial.
O projeto de lei apresentado pelo vereador Bira (PSB) instituindo o forró como patrimônio imaterial de João pessoa foi sancionado pelo prefeito Luciano Agra há poucos dias. Para efeitos desta lei será considerado “Forró” a expressão artística-cultural que tenha ligações com as raízes nordestinas, respeitando-se os valores tradicionais desta região, sem utilização de palavras ou gestos que menosprezem as mulheres ou qualquer outro grupo social.
 “O forró é uma das mais marcantes manifestações do Estado da Paraíba. Instituir o registro como patrimônio imaterial é um passo importante para o fortalecimento da nossa cultura popular paraibana”, justificou Bira.
O vereador ainda ressalta que, nos últimos anos, a prefeitura de João Pessoa tem promovido festejos juninos pautados na autenticidade do forró. “As edições do “São João da Gente” têm consolidado a programação do mês de junho, envolvendo grandes nomes do forró autêntico do país”, afirmou.

Fonte: PB Acontece
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger