"Sofá que desce o rio” - Curta-metragem que retrata o Bairro São José é lançado nesta sexta



A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) lança nesta sexta-feira (24), às 19h, o curta-metragem "Sofá que desce o rio”, de Neuri Mossmann. O filme, que retrata o cotidiano da comunidade do Bairro São José, será exibido, pela primeira vez, na Rua Fábio Silva de Lima, próximo da Igreja São José, na própria comunidade.        
O filme foi realizado a partir da oficina "Teatro nos becos, ruas e janelas”, projeto selecionado pela Funjope como parte integrante do programa Oficinas nos Bairros. Conforme o diretor do curta-metragem, Neuri Mossmann, o filme tem o rio Jaguaribe, que corta o Bairro São José, como personagem central, e o sofá representa o lixo jogado em suas margens, evidenciando o descaso com a natureza e a população.        
Os moradores da localidade também são retratados. Durante a produção foram reunidas crianças, jovens e adultos da própria comunidade, além de artistas pessoenses que se propuseram a ajudar. Enquanto oficina de teatro, o projeto teve o objetivo de transformar o Bairro São José em um espaço cênico real, a partir do movimento cultural já existente na localidade e de experiências de vida reais de pessoas da própria comunidade.
Foi a partir de depoimentos deles que Neuri Mossmann e Leonardo Souto elaboraram o roteiro. Também foram utilizados fragmentos de "Antes do Fim” de Marcelo Bourscheid, poemas de Bertolt Brecht e textos de Raniêr Santos de Lima (ator e diretor artístico do Grupo de Teatro Athrius). 
O diretor fez uma releitura do universo de Aristófanes, em "As rãs”, comparando as lagartixas que saem dos becos, com crianças que correm e brincam imitando os calangos e gabirus que transitam pela comunidade. Os moradores também falam sobre como o rio era antes e como é hoje. 
O filme, elaborado nos anos de 2010 e 2011, também mostra o antagonismo da comunidade, com o bairro de Manaíra, evidenciando as diferenças entre os códigos sociais. O curta-metragem é uma realização da Funjope com a Associação de Moradores do Bairro São José e o Grupo Athrius de Teatro. A edição é assinada por Diego Benevides e a assessoria musical é de Pedro Osmar e de Andréa Costa.
Fonte: Argumento PB
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger