Na PB: Consocial elege 351 delegados para representar 99 municípios na fase estadual


Dos 223 municípios paraibanos, 99 realizaram a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social e elegeram 351 delegados para representá-los durante os debates da Conferência Estadual, que acontecerá em março, em João Pessoa. Desse encontro na Capital, sairão 38 delegados representando a Paraíba na 1ª Conferência Nacional, marcada para o mês de maio, em Brasília.
A cidade de Cabedelo foi a única na Paraíba em que o poder público municipal não tomou a iniciativa de convocar a Consocial, cabendo a uma ONG e a duas associações promoverem o debate sobre transparência pública.
O presidente da comissão organizadora da Conferência Estadual, Manoel Arruda, que é chefe de gabinete da Casa Civil do governador, avalia que a Consocial é de grande importância democrática. Segundo ele, é uma escuta ao cidadão brasileiro sobre as suas propostas no sentido de como os órgãos públicos devem ser mais abertos, mais transparentes, para que a população entenda melhor os gastos e investimentos com o dinheiro público. "Com isso, o cidadão terá mais acesso ao controle social, participando da administração pública com sugestões, críticas e até denúncias”, avalia. A Consocial foi criada na Controladoria Geral da União (CGU), em Brasília.
O prazo para os municípios realizarem as conferências se encerrou no último dia 15 deste mês, quando a cidade de Cuité promoveu seu evento. A 1ª Conferência Estadual acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de março, em João Pessoa, em local a ser divulgado.
Propostas – Nas 99 conferências municipais realizadas na Paraíba, uma das propostas de destaque diz respeito ao fim do foro privilegiado para os deputados e penas mais duras para gestores públicos que tenham praticado crimes, dentre os quais a corrupção. Outra demanda dos cidadãos paraibanos diz respeito à criação de rádios comunitárias para contribuir com a transparência da gestão pública.
Todos os municípios paraibanos foram convidados pela CGU e pela comissão organizadora da Conferência Estadual a convocarem as conferências municipais, mas a decisão de realizá-las cabia aos prefeitos.
Fonte: Secom-PB
Foto: Vanivaldo Ferreira

Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger