Com energia de sobra, muito frevo e bastante alegria, grupos da melhor idade caem na folia na pracinha da via litorânea em Intermares.

A praça da Via Litorânea no bairro de Intermares em Cabedelo foi transformada em espaço democrático para a prática de atividades físicas, aonde os participantes, com idade variando entre 19 e 93 anos, fazem suas atividades físicas nas manhãs de segunda, quartas e sextas-feiras. Mas, como acontece sempre nas datas comemorativas, na manhã desta quarta-feira (15/02), com banda de frevo e muita alegria, o local recebeu os participantes dos grupos da Praia do Poço e do Intermares, para as comemorações alusivas ao Carnaval da Melhor Idade.
João Felinto Pereira, 77 anos, participante do grupo Verde Mar da Praia do Poço, esbanjava energia e pulava com muita alegria ao lado de sua esposa Dona Alice que sempre o acompanha no grupo. “O aconchego, a união, a amizade, as festas, os passeios são maravilhosos e onde tiver idoso eu tô dentro”. Afirmou seu João.
 Dona Nilda Dantas, 79 anos, é a mais velha da turma, sua alegria era contagiante. Ela credita ao clima praieiro de Intermares e a interação com seus colegas de grupo, o sucesso de sua energia e juventude. Para mostrar sua capacidade, fez questão de agachar até o chão e ainda mandou um recado para aqueles que estão em casa entregues as dores “vamos se levantar, pular e viver a vida”. Convidou ela.
Luis Vataro é descendente oriental e não se conteve, caiu no frevo. Ainda meio desengonçado, mas, bastante adaptado ao frevo e aos colegas de grupo, informou que após as atividades já corrigiu seus índices de glicemia e hipertensão.
Fatinha participante em Intermares fez questão de dizer da sua alegria em participar das atividades do grupo. Inclusive, foi a responsável por nossa presença no local. “A união do pessoal do poço com o de Intermares anima, ainda mais, o nosso carnaval que já acontece há três anos”. Disse ela.
Dona Marfiusa Leite é deficiente física, condições que não a tirou do grupo nem do frevo. Ela informou que há dez anos participa das atividades e, devido sua condição de deficiente, só fica triste quando não encontra quem a traga.
Gerlane da Costa Ferreira, 19 anos, após visitar o grupo em dia de atividade, encantou-se com a alegria e a energia das jovens senhoras. Ela afirmou que há oito meses acompanha o grupo. O exemplo de alegria, interação, união vivenciadas por ela são empolgantes e a cativa a participar das atividades físicas. É a mais jovem participante do grupo em Intermares.
Coordenados por Walberto Pessoa (Intermares) e Pâmala (praia do Poço), todas as segundas, quartas e sextas, antes das seis da manhã, dezenas de idosos aglomeram-se nas praças dos dois bairros para a prática de atividades físicas. Começa com orientações para o uso das maquinas de ginástica e depois com alongamento, ginastica localizada, aeróbica, danças, e até aerobox.
Para participar, é exigida uma avaliação médica que é feita pelo PSF local. O trabalho é direcionado para os moradores do Intermares, mas, conta com participantes de várias comunidades circulo vizinhas. “O espaço é para a melhor idade, mas, recebemos pessoas de todas as idades e comunidades próximas. É um trabalho gratuito e que tem o poio da secretaria municipal de saúde e de toda a equipe do PSF de Intermares”, informou o coordenador Walberto.
Pamela, monitora do grupo da praia do Poço, presente no carnaval dos idosos em Intermares, informou que acompanha 30 idosos daquela comunidade, com idade entre 57 e 84 anos. La o trabalho também é gratuito e foi iniciado por José Spinele (já falecido) e que também conta com o apoio do PSF local e da Secretaria de Saúde do município.
Nas duas semanas seguintes após o carnaval, a fisioterapeuta Josenilda de Araújo Silva estará, voluntariamente, fazendo avaliação nos participantes do grupo. Click Aqui pra ver mais fotos.
Aguinaldo Silva
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger