RELATÓRIO DA 1ª CONVOCAÇÃO DO SETOR DA CULTURA NO TEATRO SANTA CATARINA. SAIBA O QUE ACONTECEU E OS ENCAMINHAMENTOS:

Na última quinta-feira, dia 26 de Janeiro, no Teatro Santa Catarina, às 19:30 horas, realizou-se uma reunião convocada pelo Setor de Cultura da Prefeitura Municipal de Cabedelo, estando à frente do referido setor a professora Marieta Campos Resende que convidou todos os artistas, agentes culturais, mestres da cultura popular e demais lideranças culturais, para participarem da referida reunião.
A reunião contou com a participação da anfitriã professora Marieta Campos Resende, tendo a mesa sido formada por: Jorge Edson Garcia (representante do Ministério da Cultura Setor Nordeste/Recife-PE); Maisa Marques (representante do SEBRAE); Professor Ramalho Pinto (representante do governo municipal de Cabedelo); Janilson Melo Feitosa (representante da Associação Artístico Cultural de Cabedelo – AACC); Professor Osvaldo da Costa Carvalho (representando a Fundação Fortaleza de Santa Catarina); Terezinha Carneiro da Silva, vulgo Dona Teca do Coco (representando os mestres e mestras da cultura popular); Professor Tadeu Patrício (representando os agentes culturais de Cabedelo) e na ocasião representou também o papel de mestre de cerimônia. Já a representante da Secretaria de Cultura do Governo do Estado, não compareceu, mas justificou a sua ausência no encontro em razão de está participando de um Encontro Nacional de Cultura em Porto Alegre – RS representando o estado da Paraíba.

A comissão organizadora do evento avaliou que houve uma boa participação dos representantes da classe artística, dos agentes culturais, dos mestres e mestras da cultura popular e demais lideranças culturais presentes naquela noite no Teatro Santa Catarina. 
A reunião contou ainda com a participação da Associação Para Cidadania de Cabedelo - ACICA, através do Presidente Ernesto Luiz Batista Filhos; do Ex-Subsecretário de Cultura de Cabedelo, Professor Fernando Abath Cananéa; Componentes do Grupo de Teatro Amador Alfredo Barbosa - GTAAB; Mestre Júlio Mola do Grupo os Tambores do Forte e equipe; Professora Roseleide Santana de Farias, Presidente da Associação de Escritores e Poetas de Cabedelo - SCEP; Brincantes do Grupo Folclórico Nau Catarineta de Cabedelo; Componentes do Movimento de Música Popular de Cabedelo - MUSIPOC; Presidente da Quadrilha Junina Fazenda Viana e componentes;   Coordenadora do Grupo de Dança Rima Ballet, professora Rita Spinelli; Mestre Adeilson Moraes da Capoeira, Selma Maria representante do Espaço Cidadão Família e Ação - ECIFA, Cristian Oliveira, Diretor do Teatro Santa Catarina; Representantes do Movimento Cultural do Renascer e outros representantes que fogem a memória desta redação.
Após as falas dos membros da mesa que saudaram a presença de todos participantes e desejaram sucesso na construção do Sistema Municipal de Cultura em Cabedelo, a palavra fora facultada para o representante do ministério da cultura, professor Jorge Edson Garcia que fez uma explanação sobre o Guia de Orientações para os Municípios com possíveis perguntas da sociedade civil organizada e respostas do Sistema Nacional de Cultura. Depois a palavra foi facultada para a plenária que fez várias perguntas sobre dúvidas do funcionamento do Sistema Nacional de Cultura, incluindo as questões da realidade municipal.
O que mais se observou nas falas dos presentes, foi a necessidade do Prefeito Municipal de Cabedelo, ainda em seu governo instalar a Fundação Municipal e Cultural, uma reivindicações da classe artística desde 1991; o Conselho Municipal de Cultura; a instalação da Secretaria Municipal de Cultura; Dar as condições necessárias para o pleno funcionamento da CONMIC, além de críticas feitas à gestão da CONMIC responsável pelos exercícios de 2008 a 2010.
Na reunião ficou claro para os participantes que, mesmo sendo criado o Sistema Municipal de Cultura, não há nenhum impedimento para o pleno funcionamento da Lei Municipal nº 963/99, Padre Alfredo Barbosa, denominada de lei de mecenato. E quando o município de Cabedelo criar o seu Sistema Municipal de Cultura, este só poderá receber recursos do Ministério da Cultura, se o município tiver projetos, se o município estiver adimplente com o Governo Federal, essa mesma regra servirá também para os artistas e grupos populares que estejam adimplentes com a Lei Municipal de Incentivos Fiscais à Cultura, no nosso caso, Lei Pe. Alfredo Barbosa.

Ao término da reunião foi formada uma comissão com diversos segmentos da classe artística, das entidades culturais e grupos populares, para em outra ocasião conjuntamente com o setor de cultura da Prefeitura Municipal de Cabedelo, elaborar as propostas para serem incluídas no Plano de Trabalho do Sistema Municipal de Cultura e suas Etapas. Se houver necessidade a comissão organizadora convocará a 2ª Conferência Municipal de Cultura para capacitar os diversos segmentos do Movimento Cultural de Cabedelo. 
(Fotos de Tadeu Patrício).

Fonte: Blog do Professor Tadeu Patrício
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger