O aumento nas tarifas dos transportes coletivos de Cabedelo gera indignação e usuários usam as redes sociais para convocar um protesto para este domingo as 9hs.


A população de Cabedelo foi surpreendida com o aumento das tarifas dos transportes coletivos que foram reajustadas de 2,10 para 2,30 nesta segunda (02/01) sem que os usuários fossem devidamente informados.
 
Quem precisou usar o transporte coletivo de Cabedelo nesta segunda feira, ficou surpreso ao adentrar o ônibus e serem informados de que a passagem teria sido reajustada. A indignação foi maior devido a falta de respeito para com os usuários cabedelense que si quer foram informados do aumento. Moradores da cidade usam as redes sociais para convocar uma mobilização contra o aumento e vão parar a BR 230 no treco em frente a antena da antiga Telpa para realização do protesto. Vários usuários já confirmaram presença e prometem muito barulho. Eles alegam que Cabedelo é mais próximo de que muitos bairros da capital e dispõe de uma via muito bem conservada, sem buracos e que o consumo de combustível e a depreciação dos veículos são menores de que na capital onde a troca de marcha e o para-para são mais frequentes.
Em João Pessoa, a passagem vai custar 2,20 mais só a partir do dia 09/01. O vereador Tavinho Santos (PTB) questiona o aumento e quer que a Câmara analise as planilhas das empresas. Segundo informou a assessoria do parlamentar, as empresas concessionárias e permissionárias do transporte coletivo urbano de passageiros, que operam em João Pessoa, poderão ser obrigadas a encaminhar à Câmara Municipal da Capital planilha demonstrativa em que conste os critérios utilizados para a fixação da tarifa cobrada dos passageiros; dos cálculos que deram origem ao valor da tarifa; informações sobre o gasto da empresa com funcionários, impostos, peças e acessórios, lubrificantes, combustíveis, despesas administrativas, pneus, recapagem e similares; compensação da depreciação do patrimônio e fundos de investimento. Todas essas informações serão repassadas com a sanção do projeto de lei, aprovado pela Câmara, de autoria do vereador Tavinho Santos (PTB).
De acordo com a proposta, as planilhas deverão ser enviadas ao Poder Legislativo Municipal nos meses de janeiro, junho e dezembro de cada ano e serão analisadas pelas Comissões de Orçamento e Finanças (COF) e de Desenvolvimento Urbano, Obras, Viação e Transporte (CDUOVT). Após a análise, se for detectada alguma irregularidade no aumento da tarifa, o pedido de aumento da passagem nos transportes públicos não será atendido pela Prefeitura.
O projeto prevê ainda que a Câmara terá que encaminhar as planilhas, apontando as possíveis irregularidades identificadas pelas comissões, à Promotoria de Defesa do Consumidor para que sejam tomadas as providências cabíveis. A empresa que não enviar as planilhas será multada em R$ 1.000. Esse valor será aplicado a cada dia de atraso de repasse das informações.
Segundo Tavinho Santos, a lei, sendo sancionada, vai detectar possíveis irregularidades nos cálculos e critérios para conceder o reajuste e impedir os aumentos abusivos.
Com a palavra as autoridades municipais e a empresa concessionaria da linha Cabedelo/João Pessoa.
Aguinaldo Silva com assessoria.
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger