Cabedelo: 55 anos de emancipação!?

 
O Ato de emancipação fruto da ação legislativa do projeto de Lei nº 78/56 de iniciativa do deputado José D’Avila Lins, aprovado na Assembleia Legislativa paraibana, transformou-se na Lei 1631 de 12 de dezembro de 1956 que foi sancionado pelo então governador Flávio Ribeiro Coutinho, na Praça Getúlio Vargas, centro da Cidade, onde populares e as classes estudantil e religiosa se congratulavam com as autoridades políticas em comemoração à transformação da nossa Vila num Município.
Em 17 de março de 1908, através da Lei nº 283 Cabedelo teve sua autonomia constituída, ficando o povoado elevado à vila. Perdeu os foros de vila e município, por Lei Estadual nº 676, de 20 de novembro de 1928, a qual anexou o seu território ao município da Capital. Em divisão administrativa de 1933 voltava a figurar como distrito do município de João Pessoa e com a Lei Estadual nº 1631 de 12 de dezembro de 1956, mais uma vez, volta à categoria de município, compondo-se de um único distrito. Aquele diploma legal criou, também, a Comarca cabedelense, cuja instalação aconteceu em 31 de janeiro de 1957.
Hoje (12/12/2011), ao completar 55 anos de sua emancipação política, Cabedelo não tem muita coisa a comemorar. Os sucessivos erros administrativos tem levado a população ao descrédito político e a cidade a ser palco de senas de violência extrema, barbárie administrativa, nepotismo e corrupção velada que atrasam o desenvolvimento dessa cidade tão rica e bela.
Cabedelo é uma cidade portuária e fica numa península entre o Oceano Atlântico e o Rio Paraíba. Se divide em 24 bairros criados pela Lei 1.540/2011 e segundo o censo 2010 do IBGE tem uma população acima de 59 mil habitantes, área de 31,42 quilômetros quadrados, tendo uma forma singular, com 18 quilômetros de extensão por 3 quilômetros de largura. Faz parte da Região Metropolitana de João Pessoa. O Porto de Cabedelo é a entrada e saída comercial do Estado. É em Cabedelo que começa o KM O da Rodovia Transamazônica, BR 230, principal rodovia da Paraíba, e uma das maiores do Brasil.
Contudo, o Blog Renascer em Noticia encantado com o passado de glórias, o presente de lutas e o futuro de sonhos de nossa gente, parabeniza a cidade e o povo cabedelense pela dedicação em busca de dias melhores. Parabéns Cabedelo amada!
Mas, em protesto contra aqueles que nos trazem “encantos” e aguçam os “desejos de meninas” e ainda insistem em nos dar festa e vinho enquanto precisamos de pão e leite, fazemos questão de reproduzir o texto do Jornalista Wellington Costa quando em sua homenagem a Cabedelo disse.
“Teus governos podem: Roubar-te os cofres; Desviar tuas riquezas; Relaxar teu progresso; Descuidar das tuas ruas; Zombar da saúde do teu povo; Dar às costas para teus filhos; Não proteger tuas crianças; Porém, jamais roubará a vontade de luta e a esperança de dias melhores do teu povo. Coragem povo forte, paciência povo pacato, às vezes até demais, porém, que nunca se deixa vencer. Que estes anos de emancipação, valham para acordar-te, Sirva-te de despertar político, em prol de ti mesma.” Wellington Costa
Foto: Internet
Texto: Aguinaldo Silva
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger