A volta do pires na mão – A Lei Padre Alfredo de incentivos a cultura de Cabedelo poderá ser revogada e artistas se mobilizam.

Chega em nossa redação a informação de que o Prefeito Zé Régis enviou a Câmara municipal um projeto de Lei revogando a Lei Padre Alfredo (Lei 963/99 de incentivos a cultura na cidade). Temendo a reação dos agentes culturais, a proposta não foi bem recebida pelos vereadores que não querem se indispor com a classe em ano eleitoral.
No inicio de seu governo, Zé Régis revogou a lei que subsidiava as associações de moradores dos bairros da cidade e tentou incluir a lei de incentivos culturais. A reação da classe artística foi imediata e a tentativa foi frustrada e o projeto retirado de pauta.
A informação é que o chefe do executivo pretende criar o Fundo Municipal de Cultura. Se essa for a vontade do governo, não precisa revogar o instrumento mais democrático do fazer artístico da cidade (A Lei 963/99), basta colocar em funcionamento a Fundação Almagre, idealizada pelo então subsecretário Fernando Abath e  criada pela Lei 1155 de 18/06/2003 e publicada no QOC de 01 a 15/07/2003 e que o governo Zé Régis não demonstrou interesse algum em institui-la de fato. Ela já prever o tal Fundo que querem agora instituir.
A verdade é que este governo não tem e não gosta de cultura e não quer a liberdade política dos artistas locais. Deseja vê-los de pires na mão visitando seu gabinete para que ele possa direciona-los politicamente como faziam antes.
Segundo Tadeu Patrício, se isso for verdade, é um retrocesso e a classe artística vai se mobilizar para que isso não ocorra. Nós do Blog Renascer em Notícia ficamos no aguardo dos esclarecimentos e que tudo isso não passe de um boato. Do contrario, iremos erguer nossa trincheira contra a segunda tentativa de revogação da lei por este governo sem cultura.
Espero que os vereadores não cometam este equívoco de revogar uma lei Padre Alfredo que é fruto da discussão, organização e mobilização dos artistas desta cidade, para aprovarem sem debater amplamente o assunto, uma proposta que não foi discutida com a classe cultural.
Aguinaldo Silva
Foto da Internet
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger