Um Baile Afro na noite deste sábado 19/11 Fortaleza Santa Catarina encerra a semana da Cultura Negra em Cabedelo.


O Movimento Negro de Cabedelo se movimenta e realiza o Festival da Cultura Negra dentro da semana da Consciência Negra que iniciou no último dia 14 e se encerará com o baile afro no próximo sábado 19/11 na Fortaleza Santa Catarina.
Em 20 de novembro de 1695, foi assassinado Zumbi, um dos mais importantes líderes do Quilombo dos Palmares, que se transformou em um grande ícone da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade.
A escolha do dia 20 de novembro foi muito mais do que uma simples oposição à comemoração do dia 13 de maio: "os movimentos sociais escolheram essa data para mostrar o quanto o país está marcado por diferenças e discriminações raciais. Foi também uma luta pela visibilidade do problema. Isso não é pouca coisa, pois o tema do racismo sempre foi negado, dentro e fora do Brasil. Como se não existisse".
Em 1971, o “20 de novembro” foi celebrado pela primeira vez. Após 27 anos essa comemoração chegou ao nosso município, através do professor de capoeira e percussão Júlio Mola juntamente com a professora de história Roseuda, que realizaram em 20 de novembro de 2008 o 1º ENCONTRO DE CONSCIÊNCIA NEGRA DE CABEDELO. No ano seguinte (2009) a professora Roseuda se afasta por motivos de força Maior e Júlio Mola dar continuidade ao projeto realizando o II encontro de consciência negra (no Teatro Santa Catarina) e o primeiro Baile Afro (na Fortaleza de Santa Catariana) com o proposito de Fundar o Grupo Cultural Tambores do Forte.
Em 2010, já tendo estruturado  o Tambores do Forte cresse a militância, fortalecendo assim o movimento negro em Cabedelo e o Grupo realiza um grande baile afro no pátio da Fortaleza de Santa Catarina, trazendo  vários grupos culturais, que atraiu jovens e adultos de varias cidades e estados do brasil  numa grande confraternização musical gerando renda e cultura pra nosso município.
Adquirido experiências em realizações passadas, o grupo viu a necessidade de ampliar o evento introduzindo elementos e transformando assim em Festival, este evento é de grande importância não só para a nossa cidade como para todo país, com diferencial de que esse ano o evento terá a duração de uma semana, com oficinas nas escolas municipais, tendo em seu encerramento no dia 19 de novembro, na Fortaleza de Santa Catarina um Grande baile afro (IV edição) homenageando o saudoso mestre Benedito.
O festival reunirá entidades que desenvolvem atividades de matriz africana de outras cidades e estados e principalmente de nosso município, como é o caso do coco de roda do mestre Benedito e a Escola Mukambu de Capoeira Angola-PB, Tambores do Forte, Banda afro Povo de Elebara Olinda PE, a banda de reggae Vamuela de João Pessoa PB, urso amigo batucada e o Grupo Raízes da Paraíba, assim como Também terá muita comida, bebida, danças vídeos, fotografias e muito mais.
O festival oferece durante a semana para as crianças, adolescentes da rede de ensino e à comunidade em geral, palestras, filmes documentários, exposição de artes negra, oficinas de percussão, dança afro, maculelê, capoeira. Esse movimento cresce a cada ano em todo país, e é de grande relevância que nossa cidade se insira dentre as cidades que proporcionam a discussão e difusão das manifestações de matriz africana, valorizando a cultura e agregando conhecimento.
Espero este ano que compareçam todos os amantes da cultura negra. Apoio cultural Rick Grafit e Estamparia. O patrocínio é do Grupo Quintans, construindo um novo tempo, Tartaruga Burger e Fronteira Engenharia.
 "Treze de maio, traição, liberdade sem asas e fome sem pão".
(Oliveira Silveira)
Abraço a todos
Prof. Júlio Mola
Júlio mola (83)8807-4367


Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger