Senado Federal empossa Cássio Cunha Lima como o mais novo Senador da República e o mais votado da Paraíba

O FIM DE UMA ESPERA. Pontualmente às 18h (horário de Brasília), o Senado Federal deu inicio a cerimônia de posse do tucano Cássio Cunha Lima. Passados mais de um anos das eleiões e com um atraso de nove meses e oito dias do início do mandato, Cássio enfim é oficialmente Senador da República.
Cássio Cunha Lima (PSDB) foi empossado numa cerimônia rápida, de menos de 1 minuto, que teve apenas o juramento. "Com os poderes conferidos a mim, proclamo empossado Cássio Cunha Lima senador da República", disse José Sarney, encerrando a cerimônia.
Logo que foi empossado, Cássio já foi convocado para participar da votação de mensagens que indicam autoridades e deu seu primeiro voto como senador. A expectativa é que ainda hoje o tucano faça seu primeiro pronunciamento na Casa. Antes de assumir, Cássio fez críticas à aplicação da norma da Lei Ficha Limpa nas eleições de 2010 e defendeu a validade parcial para a disputa municipal de 2012.
Segundo ele, a Ficha Limpa não pode retroagir para crimes cometidos antes de sua vigência. Amanhã, o STF (Supremo Tribunal Federal) deve decidir a validade da lei e o alcance dela nas futuras eleições.
O tucano disse que não há nenhum incômodo em assumir o mandato mesmo tendo sido barrado. Ele teve a candidatura suspensa porque teve o mandato de governador cassado em 2009 por abuso de poder econômico e político e por conduta vedada a agente público. "Tenho mais do que Ficha Limpa, uma vida limpa. A cassação foi em cima de uma avaliação subjetiva."
Os tucanos José Serra e Sérgio Guerra prestigiaram a posse de Cunha Lima. A chegada de Cunha Lima reforça a bancada da oposição e tem efeito na correlação de forças do PMDB, que perdeu a vaga que era ocupada por Wilson Santiago e alinhado com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL).
Além de Cunha Lima, o Senado também deve empossar mais dois senadores barrados pela Ficha Limpa em 2010.

PRESENÇAS
As principais autoridades do Estado da Paraíba esteviram em Brasília prestigiando o evento, a exemplo do governador Ricardo Coutinho (PSB) e o vice-governador Rômulo Gouveia (PSD). Prefeitos de várias cidades paraibanas também estiveram na solenidade, a exemplo do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra. Além dos prefeitos, deputados, vereadores e lideranças políticas de todas as regiões do Estado fizeram questão de se dirigir à Brasília para acompanhar a posse do senador.
Uma presença marcante que já está em Brasília desde a noite de ontem foi o ex-governador Ronaldo Cunha Lima que voltou ao Senado desta vez para ver o filho ser empossado no cargo para o qual foi designado por mais de um milhão de paraibanos em 2010. O também ex-senador e agora segundo suplente de Cássio, Ivandro Cunha Lima também acompanhou a posse, a exemplo do primeiro suplente José Gonzaga Sobrinho, o Deca do Atacadão.

ENTENDA
Mais votado para o Senado na Paraíba, ele teve sua candidatura barrada com base na Lei da Ficha Limpa. Em 2009, a Justiça cassou o mandato de Cunha Lima, então governador do Estado, por abuso de poder econômico e político nas eleições de 2006. Nas decisões do STF em favor de Cunha Lima, o ministro Joaquim Barbosa, relator do caso, lembrou que o STF decidiu que a Lei da Ficha Limpa não vale para as eleições do ano passado.
Ao todo, houve seis mudanças no Congresso por conta da decisão --duas na Câmara dos Deputados e quatro no Senado.
PbAgora.
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger