SANEAMENTO BÁSICO: UMA OBRA TÃO IMPORTANTE, MAS ESQUECIDA POR GRANDE PARTE DOS GOVERNANTES


Uma das obras mais importante que os governantes deveriam fazer, o sanemento básico, infelizmente é esquecido por grande parte dos governantes. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), para cada 1 dólar investido em saneamento, o poder público economiza em torno de 10 dólares, pois, com a realização de obras de saneamento, evita-se que o esgoto doméstico corra livremente pelas ruas, contaminando o solo, as águas e as pessoas e animais, além de evitar certos tipos de doenças e a proliferação de insetos.
A negativa de muitos governantes em investir em saneamento básico se deve ao fato de que, como o saneamento é feito por baixo da terra, não ficará exposta para o eleitorado, e assim, não dará voto.       A cidade do Natal, entre 1993 e 1996, foi governada pelo médico sanitarista Aldo Tinôco e sua obra central foi a realização de saneamento básico, onde à época, pouco mais de 5% da cidade era saneada e o mesmo deixou a cidade com quase 50% de saneamento. Porém, foi considerado como um dos piores prefeitos do município.
Com a realização de saneamento, pode-se fazer uma estação de tratamento de esgoto, e a água, após tratada, poderia ser usada na agricultura, evitando desperdício e contribuindo para a geração de emprego e renda.
Portanto, temos que cobrar dos nossos administradores para que possam realizar obras em saneamento, pois isso proporcionará uma melhor qualidade de vida para todos, além de deixar a cidade mais bela e limpa.
Professor Marciano Dantas – Natal/RN
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger