De cada 100 empresas abertas na PB, 79 seguem ativas após dois anos

Dados foram apresentados nesta quinta-feira (20) pelo Sebrae. Paraíba divide o segundo lugar com o Ceará no ranking nacional.
De cada 100 micro e pequenas empresas abertas na Paraíba, 79 continuam funcionando após os dois primeiros anos de existência. Isto foi o que mostrou a pesquisa Taxa de Sobrevivência das Empresas no Brasil 2011, lançada nesta quinta-feira (20), pelo Sebrae. O estudo tem como base os dados da Receita Federal. No ranking nacional a Paraíba divide a segunda posição com o Ceará, ambas registraram índices de 78,7%. A liderança está com Roraima, 78,8%.
Segundo o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, o índice de sobrevivência no Brasil é resultado de vários fatores, entre eles o avanço da legislação referente às micro e pequenas empresas, o aumento na escolaridade dos empreendedores, a maior demanda por capacitação dos empresários e o forte crescimento do mercado consumidor brasileiro. De acordo com o Sebrae, os dois primeiros anos de atividade são considerados os mais críticos para uma empresa, entre outras razões porque é necessário conquistar uma base de clientes, e tornar-se conhecido no mercado.
Média nacional
A média nacional foi de 73,1% e dez unidades da federação registraram taxa de sobrevivência acima da média. Em Minas Gerais, 78% das micro e pequenas empresas iniciadas em 2006 permaneceram em atividade dois anos depois. Também ficaram acima da média brasileira: São Paulo (77%), Distrito Federal (75%), Piauí (75%), Alagoas (74%), Rondônia (74%) e Espírito Santo (73%). As empresas da região Sudeste apresentam os melhores índices (76,4%). Na sequência, vêm as regiões Sul (71,7%), Nordeste (69,1%), Centro-Oeste (68,3%) e Norte (66,0%). O estudo mostra que as indústrias são as que mais obtêm sucesso. De cada 100 empresas abertas, 75,1% permanecem ativas nos dois anos seguintes. Em seguida, aparecem comércio (74,1%), serviços (71,7%) e construção civil (66,2%). A taxa de sobrevivência de 73,1% das micro e pequenas empresas se refere àquelas que nasceram em 2006 e estão há pelo menos dois anos completos em atividade. O índice demonstra avanço em relação ao ano anterior, já que aquelas que abriram as portas em 2005 tinham 71,9% de sobrevivência.
Fonte: G1 - PB
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger