A portaria 1.803 do MS habilita Cabedelo para dispor de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.


Nos bastidores, a briga é feia para se apresentarem como o pai da idéia. O Senador Vitalzinho que visitou recentemente a cidade garante que o MS atende pedido seu. Já o governo municipal se apresenta como o pai da criança.  

A portaria 1.803 de 29 de julho de 2011, assinada pelo Ministro Alexandre Padilha, habilitou uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) para a cidade portuária. De acordo com a Secom municipal, a unidade será instalada próxima as comunidades do Recanto do Poço, Portal do Poço e circunvizinhança.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) é um tipo de unidade hospitalar de media complexidade implantado em várias cidades do Brasil pelo SUS. É um serviço intermediário entre a atenção básica (PSF) e as unidades hospitalares. Trata-se de uma unidade de saúde que funciona em horário integral, inclusive nos fins de semana. É um novo modelo de atendimento que vem sendo colocado em prática pelo governo federal. Um novo conceito em saúde.
Conforme informa a Secom municipal, a unidade de Cabedelo estará equipada para atender a pequenas e médias emergências e possuirá consultórios de clínica médica, pediatria e odontologia, além de laboratório e Raios-X, contando com leitos de observação para adultos e crianças, além de uma “sala vermelha”, para estabilizar os pacientes mais graves até serem levados a um hospital. Uma sala de medicação e nebulização também compõe o complexo e nela se podem realizar pequenas suturas. “Ninguém sairá da UPA 24 horas sem ser atendido”, garante o secretário municipal de saúde Iron Oliveira.
O artigo 3º da portaria do Ministério da Saúde estabelece que os recursos orçamentários para instalação da UPA 24hs de Cabedelo, fazem parte do Bloco de investimentos na rede de serviços de Saúde, conforme programa de trabalho 10.302.1220.12l4.0001 do orçamento do Ministério da Saúde para o exercício de 2011. Um expediente sob a proposta número 08778.268000/1100-10 da Secretaria de Saúde Estadual possibilitou que a cidade portuária paraibana fosse “entendido” pelo ministério da Saúde do governo Federal como habilitada a ter uma UPA 24 horas.
Falando como o pai da criança, o prefeito Zé Régis disse estar feliz com o equipamento de saúde que será instalado no município, acrescentando que isso representa um compromisso de governos que independem de “bandeiras partidárias”, pois, a Saúde da população não pode ser medida pela cor de partido. Já o Senador Vitalzinho que, recentemente, visitou vários bairros do município e esteve reunido com lideranças políticas e comunitárias cabedelenses, se apressou em dizer que a portaria do MS atende solicitação sua, feita pessoalmente a presidenta Dilma e que é de sua ossada a vinda da UPA 24hs para Cabedelo.
O Renascer em Notícia sugere que seja feito um DNA para sabermos quem é, realmente, o pai da criança.
Aguinaldo Silva
Fontes: Secom municipal/Assessoria do Senador
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger