O xadrez político de Cabedelo e as candidaturas postas para prefeitura da cidade em 2012

Faltando pouco mais de um ano para o pleito municipal onde iremos escolher quem nos representará no legislativo e no executivo, o Jornalista Wellington Costa e o Radialista Aguinaldo Silva fazem uma análise do xadrez político e das candidaturas postas para prefeitura de Cabedelo em 2012. Confira na matéria abaixo.
 
Segundo Wellington Costa, o vice-governador Rômulo Gouveia, participou na última sexta-feira (05/08) em Sapé, da condução e abertura da convenção do PSD, oficializando Walter Filho como presidente municipal da legenda naquele município.
Ao lado do Vice-governador, estava o deputado estadual Trócolli Júnior do PMDB, que segundo o Wellington Costa, trabalha para ganhar o apoio do governador Ricardo Coutinho na disputa pela prefeitura de Cabedelo. Pelo visto, nem as fortes denúncias detonadas na gestação do PSD afetaram os ânimos de Rômulo Gouveia, que vai tentando ganhar espeço em todo o Estado. 
Para quem gosta de política e vem prestado atenção nas articulações da política local, pode perceber que o PSD de Leto, nasce integrado ao governo Ricardo Coutinho do PSB. Trócolli Jr, apesar de sempre aparecer como oposição, tem dado sinais de extrema afinidade com o projeto do governador Ricardo Coutinho. Segundo uma fonte ligada ao deputado, a intensão de Trocolli, é disputar a prefeitura de Cabedelo, podendo até escanteiar Leto, usando o PSD como uma opção em caso de dificuldades de manter-se na aba do PMDB.
Leto que se cuide… 
Ainda sobre a candidatura de Leto, apesar do mesmo ter em 2010 defendido a eleição do governador, não goza de total confiança entre os militantes socialistas, tudo em virtude de sua aproximação com o PMDB e com membros da família Vital no município de Cabedelo. Soubemos que a vaga de vice vem sendo articulada entre a ex-deputada Lúcia Braga e a esposa de Dedo, Graça Rezende. Lembre-se que o líder municipal do PMDB Dedo Rezende, fechou apoio com Leto e teria dito em uma emissora de rádio da capital que Trócolli não seria candidato pelo PMDB em Cabedelo e se fosse, ele (Dedo) sairia do partido. Leto é um dinossauro da política cabedelense, está no 6º mandato de vereador na cidade portuária, presidiu a Câmara por quatro vezes, foi nomeado presidente da comissão provisória do PSD e diz que vai organizar o congresso municipal da legenda para homologar o diretório definitivo. Garante que tem o apoio do vice Governador Rômulo Gouveia e possivelmente do Senador Cássio Cunha Lima. Wellington Viana tem transito livre entre os políticos da cidade e uma boa interlocução com a classe empresarial a exemplo de Roberto Santiago dono do Manaíra Shopping. Porem, na ultima eleição para presidência da Câmara foi surpreendido e perdeu para Ricardo Felix do PT. Leto também espera o apoio de Zé Régis e Ricardo Coutinho de quem é aliado no município. 
Marcos Patricio foi fritado pela direção estadual de seu partido.
Marcos Patrício (foto) disputou as duas últimas eleições pelo PSB, mas foi golpeado pelo presidente estadual da legenda, Edivaldo Rosas, que em um programa de televisão detonou sua candidatura dizendo que o projeto de Marcos estava ultrapassado e que a legenda não lhe hipotecaria apoio para uma terceira candidatura. Patrício ainda tenta furar o bloqueio e a blindagem de Rosas.   
Oriundo dos movimentos sociais da cidade, iniciou sua trajetória política no movimento religioso, sendo um dos fundadores do PT em cabedelo nos anos 80 e depois, junto com Ricardo Coutinho, filiou-se ao PSB onde está até hoje.
Patrício foi por duas vezes candidato a prefeito na cidade (2004/2008), sem estrutura de campanha obteve mais de mil votos em cada eleição, mas, não conseguiu construir uma legenda forte e nem eleger vereador durante o período que representou o partido. Marcos tem propostas claras e sérias para o desenvolvimento do município, é detentor de personalidade mais técnica de que política, mais não tem motivado o eleitorado do município e ainda conta com forte resistência na direção estadual. A eleição ficaria certa para Marcos se Cabedelo Fosse a Suíça de fato. Patricio teria sido visto esta semana no gabinete de Zé Régis onde participaria de uma conversa política com o Prefeito.
Wellington Brito também se articula pelo apoio do governador
Quem também entrou no jogo pelo apoio do governador foi o vereador Wellington Brito (PSDC) que, segundo ele, conta com o apoio da direção estadual do PSB para vir pra legenda e ser o candidato do governador no município. Brito diz contar com o apoio de seis vereadores da cidade, um conjunto de partidos e se articula para uma aliança entre o prefeito Zé Régis e o governador, visando seus apoios na disputa pela prefeitura. Há informação da existência de um acordo entre Brito, Leto e Trócolli para que no inicio do próximo ano, uma pesquisa possa definir e unificar o candidato do grupo no pleito de 2012. A semana passada, dois dos partidos enumerados por Wellington Brito (PSL e PTN) afirmaram não estarem afinados a seu projeto para administrar Cabedelo.
Luceninha lidera todas as pesquisas e segue a todo o gás
Por outro lado, as candidaturas de Leto, Brito e Trócolli parecem não ter afetado Luceninha que permanece com sua candidatura em progressão Geométrica. Mesmo sem fazer alardes – talvez estratégia de marketing – Luceninha que vem sendo assessorado por um competente jornalista paraibano, vem ganhando espaço nas bases, exatamente onde Leto, Brito e Trócolli tem dificuldades de avançar. De todos os concorrentes a prefeitura cabedelense Luceninha é o que está em melhores condições atualmente. Em todas as pesquisas feitas na cidade se constatam uma enorme vantagem sua em relação aos seus adversários. Foi vereador da cidade, presidiu a Câmara, pautou seu mandato na defesa dos desportistas e dos menos favorecidos, mora até hoje na Praia do Poço e também é conhecedor dos principais problemas de Cabedelo. Em 2008 concorreu a eleição para prefeitura da cidade e quase afoga a reeleição de Zé Regis, desde então, dedicou-se aos estudos, a família e a seu trabalho, ficando sem mandato e afastado do poder. Nesse periodo, tem feito sucessivas reuniões nas comunidades e com pessoas influentes em Cabedelo nas áreas de educação, saúde e turismo. Nas reuniões, estão sendo colhidas propostas e ideias que poderão ser aproveitadas em sua eventual gestão. 
Oposição também se articula e vai esquentar a disputa
Propondo a democratização da cidade o PCdoB de Cabedelo realizou Conferencia com os filiados e lançou o sindicalista Ricardo Taboza candidato a prefeito. Taboza é militante histórico das causas sociais e já presidiu o PT municipal onde foi filiado. É portuário, presidente da intersindical e do Sindicato dos Conferentes de Cabedelo e por duas vezes disputou uma vaga na Câmara. Convocado, aceitou disputar a prefeitura nas eleições de 2012. Os militantes comunistas prometem fazer barulho para reaver os dois representantes que tinham no parlamento da cidade na legislatura passada. Taboza se apresenta como a opção das esquerdas, mas que também, a meu ver, poderá dar apoio à outra candidatura que mostre seriedade e propostas para administrar a cidade. 
O agora cidadão cabedelense Engenheiro Quintans, também estar no páreo.
O Engenheiro e agora cidadão cabedelense Sebastião Quintans acaba de disponibilizar seu nome e também vai concorrer a prefeitura da cidade portuária. Quintans é empresário do ramo do turismo e da construção civil, diz dispor dos apoios e condições necessárias para se apresentar a população cabedelense com propostas capazes de tirar Cabedelo do ostracismo e da inércia em que se encontra atualmente, dotando-a das condições necessária para o desenvolvimento sustentável e de suas vocações naturais. O empresário é morador do Intermares e montou na cidade portuária o Intermares Walt Park, oportunizando na área do turismo, oferta de empregos a muitos moradores da cidade, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda. Fato que lhe rendeu o título de cidadania. Hoje se dedica a construção civil e afirma que em janeiro de 2013 estará tomando posse para gerir os destinos de Cabedelo nos próximos quatro anos. 
Sebastião Plácido e Jonas Pequeno também se articulam  para ser candidato
Temos informações de que o vice-prefeito Sebastião Plácido e o vereador Jonas Pequeno, também se movimentam visando lançarem suas candidaturas a prefeitura da cidade portuária paraibana em 2012. Ambos porém, enfrentam dificuldades em conseguirem legenda para suas postulações. Pela história que tem com Cabedelo, tanto Plácido como Jonas, detem condições e estão mais do que preparados para qualquer cargo eletivo no municipio e podem muito bem, figurarem como um boa opção para vice em qualquer chapa. Sebastião tem fama de ótimo construtor e suas óbras não teriam sido superadas até o momento. Jonas é vereador de primeiro mandato mais ja foi eleito o parlamentar mais atuante da Câmara. É o edil que apresentou o maior número de proposituras nesta legislatura.

Agora, é só esperar os próximos capítulos da novela política municipal, o que não faltará é novidades para o próximo pleito.

Texto: Aguinaldo Silva/Renascer em Notícia com apoio de Wellington Costa/Soltando o Verbo
Foto: Assessorias e internete.
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger