Cabedelo realizará nos dias 06 e 07 de julho a 5ª Conferência Municipal de Saúde


Com o tema "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro" e tendo como eixo "Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS", Cabedelo realizará nesta quarta e quinta, dias 06 e 07 de julho do corrente, no Teatro Santa Catarina, a 5ª Conferência Municipal de Saúde que tem por objetivo discutir a política municipal, estadual e nacional de saúde, segundo os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade.
O Sistema Único de Saúde é uma conquista da sociedade brasileira. Ele é fruto da luta da sociedade por um sistema de saúde que atenda a toda a população, sem nenhum tipo de discriminação ou exclusão. Hoje, com o sistema municipalizado, o SUS é a maior política de inclusão social existente no País. Daí a importância da realização da Conferência de Saúde, pois será o local onde estarão reunidos todos aqueles que acreditam e que lutam por uma saúde universal e de qualidade e um país onde impere a justiça social, a democracia e a participação popular na definição das políticas públicas.
Na plenária da conferencia serão escolhidos, de forma paritária, os delegados que irão representar o município na Conferencia Estadual. A prefeitura não divulgou o Decreto nem as regras a serem aplicadas na conferencia, mas, tudo deverá estar em consonância com as regras definidas pelo CNS para a 14ª Conferencia Nacional. Clik aqui e confira as regras nacionais.
A orientação do Conselho Nacional de Saúde - CNS é que seja mobilizado o maior número possível de representantes de entidades, movimentos e instituições para envolver a população nos eventos relacionados à Conferência. Como neste município o governo não gosta muito da participação popular, resta-nos utilizar todas as formas de comunicação disponíveis para despertarmos o interesse das entidades representativas e da sociedade local. O CNS ainda orienta os municípios a utilizarem todos os meios de comunicação acessíveis, como murais, faixas, rádios, jornais, revistas, auto-falantes, Internet, além de telões para transmitir a informações para um grupo maior de pessoas. Claro que neste município isso não será feito. Cabe a imprensa séria e as associações, sindicatos e demais entidades da sociedade civil organizada, mobilizar-se para se fazerem presentes e fazer valer sua representatividade. Veja os textos orientador dos debates.

Aguinaldo Silva
Fonte: Secom-Cab
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger