Ricardo pede a Ministra Ideli Salvati que a Docas assuma administração do Terminal Pesqueiro


O governador Ricardo Coutinho discutiu, nesta terça-feira (5), durante audiência com a ministra da Aquicultura e Pesca, Ideli Salvati, alternativas para o funcionamento do Terminal Pesqueiro de Cabedelo, que está sendo subutilizado desde que foi inaugurado pelo Governo Federal no ano passado.  Ricardo solicitou que o ministério repasse para Companhia Docas a administração do terminal, que fica localizado ao lado do Porto de Cabedelo, mas que não vem funcionando a contento.
      O governador disse que o Estado se dispõe a revitalizar a estrutura do terminal que se encontra sem uso e preservar os equipamentos em deteriorização com objetivo de atrair barcos pesqueiros de porte médio e industrial com uma política comercial consistente para viabilizar um empreendimento importante para a economia local. "A pesca é uma atividade importante na cidade de Cabedelo, mas que nos últimos anos foi perdendo força. É preciso estimular o crescimento desse setor importante para economia local", ressaltou.
      Ao lado do presidente da Companhia Docas, Wilbur Jácome, e do secretário executivo do PAC, Ricardo Barbosa, o governador informou que a movimentação do Porto de Cabedelo cresceu 54 % nos três primeiros meses em relação ao mesmo período do ano passado e que também pode dar suporte logístico para o crescimento da movimentação do terminal pesqueiro.  O presidente da Docas, Wilbur Jácome, demonstrou a ministra Ideli Salvati fotos da deteriorização de alguns equipamentos do terminal pesqueiro.
      Já a ministra Ideli Salvati ressaltou que a meta é que o ministério consiga colocar em pleno funcionamento todos os 20 terminais pesqueiros do país e irá encaminhar o pleito do Governo da Paraíba para a assessoria técnica e jurídica para avaliarem a viabilidade. Ideli Salvati destacou o empenho do governador Ricardo Coutinho no sentido de incrementar o porto e de construir parcerias para o pleno funcionamento do terminal pesqueiro. A ministra informou que estará visitando em breve o porto e o terminal pesqueiro em Cabedelo.
      O presidente da Docas, Wilbur Jácome, destacou que com a cessão para o Estado, o Terminal Pesqueiro poderá dar suporte ao Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima, mantido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Ele destacou que só existem dois empreendimentos no país para estudo da pesca e navegação, sendo um  na Paraíba e outro em Santa Catarina.
       Após cumprir uma maratona de visita aos ministérios da Integração Nacional e da Aquicultura e Pesca, além da secretaria de Portos da Presidência, o governador Ricardo Coutinho se reúne no final da tarde com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Mirian Belchior. Na pauta estão projetos para o PAC 2, ampliação do Porto de Cabedelo e liberação de emendas de bancada para obras importantes no Estado.
Fonte: SECOM-PB
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger