Wilbur Jácome é mesmo o novo administrador do Porto de Cabedelo e já anunciou a criação de novas rotas de cabotagem.


Anunciado na última segunda-feira (17) pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), o novo presidente da Companhia Docas, que administra o Porto de Cabedelo.Um ofício do governador, foi encaminhado para o Conselho da Companhia Docas indicando o jornalista e consultor em comércio exterior Wilbur Holmes Jácome.
Jácome é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFPB, com mestrado em marketing e especialização em vendas. O novo presidente destacou como desafio inicial da Cia. o entendimento dos custos fixos e variáveis da operação portuária, pois só se administra o que se mensura. “O foco é identificar esse ponto de equilíbrio e buscar atingir as metas que incrementem os lucros do Porto de Cabedelo. Temos potencial e vamos conquistar, prospectando novos negócios, usuários e integração com o mercado de comércio exterior”, destacou.
A conclusão das obras de dragagem do calado do Porto de Cabedelo é outra prioridade por facilitar a prospecção de novos negócios para o porto. Ele informou que uma draga está em funcionamento na área de manobra dos navios e a previsão é que as obras sejam concluídas no final do primeiro trimestre. “Com isso, o canal de acesso dos navios irá ter aproximadamente 11m (na quota de maré zero). Atualmente, tem apenas 9,14 metros, o que impede a chegada de navios de grande porte”, Disse o novo administrador.
Porto de Cabedelo – Atualmente o Porto de Cabedelo dispõe de 43,98 hectares de porto organizado, sendo 26,58 hectares de Zona Primária, possuindo aproximadamente 20.790 metros quadrados de área construída. Afastado 4,5 quilômetros das instalações principais, dispõe de um retro porto denominado Jacaré, com área total aproximada de 29,60 hectares. O incremento da área de comercialização do Porto de Cabedelo e o desenvolvimento de novas rotas de cabotagem são as principais metas a serem empreendidas pelo novo presidente da Companhia Docas da Paraíba.
As ações visam o aumento da receita do porto e de dividendos para a Paraíba.
Para atingir o objetivo, Wilbur Jácome visitará operadores de logística e vai liberar uma prospecção de novas rotas de cabotagem para a Paraíba. Segundo ele, atualmente, diversos navios de cargas nacionais atracam nos portos de Suape (PE) e do Rio Grande do Norte, mas a Paraíba não faz parte das suas rotas. A meta é colocar o Porto de Cabedelo na rota dos grandes empresários e das principais indústrias nacionais e internacionais.
A expectativa é que a movimentação de cargas aumente em 25% este ano. Em 2010 foram movimentadas 1,4 milhão de toneladas. Outras ações que deverão incrementar a receita serão as revisões das condições de armazenagem, das tarifas portuárias e das áreas de concessão, através de contatos que deverá manter com empresas nacionais e multinacionais que queiram investir no Porto de Cabedelo. Wilbur Jácome adiantou que está analisando toda a estrutura do porto, os custos fixos e variáveis, problemas jurídicos, entre outras situações do cotidiano da Companhia Docas da Paraíba, a exemplo das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ora realizadas no porto.
Outros projetos do novo superintendente são: o aumento do terminal de contêineres (terminal de múltiplo uso, que ficará com capacidade para 20 mil contêineres para exportação e importação) e terminal de passageiros. Wilbur Jácome anunciou que pretende firmar parceria com a PB-Tur a fim de que a Paraíba volte a fazer parte da rota dos navios turísticos. Ele revelou ainda que pretende fazer uma integração com a Secretaria da Educação e Cultura visando a implantação de um curso técnico de comércio exterior em uma escola estadual de Cabedelo, cujo estágio seja feito no porto.
Os aliados do governador na cidade portuária, sentiram-se desprestigiados. Fernando Macedo,  presidente do DEM e Marcos Patrício do PSB cabedelense, esperavam a indicação de um nome local para dirigir a instituição.
Aguinaldo Silva/Secom 
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger