Cerca de 30 lombadas eletrônicas serão reativadas nas rodovias federais Paraibanas


Os equipamentos para controle de velocidade nas rodovias federais na Paraíba começam a ser instalados até março do próximo ano. O Estado receberá 81 equipamentos, sendo 35 barreiras eletrônicas, 44 radares fixos e dois radares de avanços de sinal vermelho para serem fixados nas BRs 230 e 101. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes na Paraíba (Dnit-PB), o contrato com a empresa que ganhou a licitação deve ser feito na próxima semana. O resultado da licitação foi homologado na semana passada. A expectativa é que ocorra uma redução de aproximadamente 70% dos acidentes tanto em áreas urbanas como rurais. Segundo o chefe de Engenharia do Dnit-PB, Luiz Clark Soares, assim que o contrato for assinado será iniciado o trabalho para definir os locais de instalação dos equipamentos. “Serão instalados tanto nos mesmos locais onde já existem como em outros. Os avanços de sinal já têm local certo, mas os outros equipamentos precisam de uma verificação no local porque tem ajustes de última hora, como checar se tem postes elétricos”, explicou. Os dois equipamentos de avanço de sinal vermelho serão instalados na BR – 230, em trecho urbano da Capital. Serão quatro faixas controladas em cada ponto. Ele afirmou que a equipe vai tentar operar o mais rápido possível, mas a previsão para início da instalação vale para todo o país, que é até março. Luiz Clark contou, também, que os equipamentos existentes serão substituídos. “Estamos só aguardando a empresa entrar em contato para montar a estratégia de implantação”, destacou. O processo licitatório foi iniciado em outubro do ano passado e concluído com a redução de 44% no preço do serviço a ser executado. Quando abriu o edital, o Dnit estimou o investimento em R$ 1,4 bilhão, mas com a concorrência, que considerou melhor técnica e menor preço, os valores ficaram em R$ 804,7 milhões. Os recursos para implantação e operação dos equipamentos estão previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em todo o país, serão instalados 2.696 equipamentos, que vão monitorar 5.392 faixas de trânsito pelo prazo de cinco anos. Além de aumentar a segurança, o Dnit aposta que os equipamentos terão resultados positivos em relação aos prejuízos econômicos. Isso por causa dos custos com tratamento médico, danos nos veículos e nos causados pelos congestionamentos.
 Jornal Correio da Paraíba
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger