Levantamento mostra que Boca de Urna do Ibope errou em três estados brasileiros; caso da Paraíba foi o mais grave

Instituto previu vitória de Maranhão já no 1º turno com 7% de vantagem. Ricardo diz que ouve manipulação nos resultados divulgados e pede mais fiscalização do TRE.

Diante de tantas denúncias e críticas com relação ao Ibope e ao seu erro na previsão sobre o resultado das eleições estaduais, o portal MaisPB analisou todas as 17 pesquisas de boca de urna divulgadas no domingo (5) pelo instituto e descobriu que de fato a Paraíba foi onde aconteceu o maior erro. O Ibope anunciou taxativamente que José Maranhão (PMDB) seria reeleito com 53% dos votos e que Ricardo teria 46%. Deu, portanto, 7% de vantagem, quando na verdade quem ganhou foi Ricardo com 0,44% de vantagem e a assim a disputa foi para o segundo turno.

Dos 17 estados brasileiros onde o Ibope realizou pesquisa de Boca de Urna, e que foram anunciadas logo após o fim da votação de domingo (3), o Ibope acertou o resultado em 10. Em quatro ele disse que o resultado estava dentro da margem de erro e falhou em três. Além da Paraíba, errou também no Maranhão e em Santa Catarina.

Em Maranhão, o Ibope deu como certo o 2º turno entre Roseana Sarney (PMDB) e Flávio Dino (PCdoB), mas a atual governadora acabou sendo reeleita já no 1º turno. E o mesmo aconteceu em Santa Catarina: o instituto previa 2º turno entre Raimundo Colombo (DEM) e Ângela Amin (PP), mas Colombo venceu no 1º turno.

Nos dois casos, contudo, o instituto previu a vantagem para Roseana e Colombo, errando apenas na vantagem que eles tinham em cima de seus adversários. Na Paraíba o Ibope errou até mesmo o vitorioso do 1º turno.

O instituto de pesquisa, por outro lado, acertou em 10 estados: Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Tocantins. E admitiu a impossibilidade de dar uma resposta final por causa da margem de erro em Alagoas, Distrito Federal, Mato Grosso e São Paulo.

Fonte: Mais PB
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger