Petistas divulgam candidatura de ministra em encontro no exterior

Petistas divulgam candidatura de ministra em encontro no exterior Petistas e simpatizantes do governo Lula residentes no exterior se encontram de hoje até domingo em Lisboa para traçar estratégias da campanha presidencial fora do Brasil.

O 3º Encontro dos Petistas no Exterior reunirá cerca de 60 delegados de mais de 15 grupos de filiados no mundo.

Nessa edição, além de discutir questões de interesse para os moradores no exterior, os participantes têm como principal meta planejar "a campanha Dilma 2010 no exterior". A abertura terá vídeos de boas-vindas do presidente Lula, de Dilma e do presidente eleito do PT, José Eduardo Dutra.

O núcleo anfitrião, o de Lisboa, é considerado "modelo": fundado há 17 anos, faz atividades todos os meses e chega a reunir mil pessoas em seus eventos. Além de filiados, os grupos atraem "simpatizantes" --brasileiros não petistas-- e "amigos do PT" --estrangeiros com afinidade política.

O núcleo português, que ajudou em quatro campanhas de Lula, de 1994 a 2006, já colocou em prática atividades para ajudar a eleger Dilma.

Todas as semanas há panfletagens em frente ao consulado em Lisboa, local de grande concentração de brasileiros. Hoje eles distribuem panfletos para divulgar o encontro de petistas ou para estimular o recadastramento. Em julho, o tom partidário e eleitoral tomará conta do material.

"Nós trabalhamos temas de interesse do governo, como o recadastramento de eleitores", diz Manoel de Andrade, professor universitário que coordena o núcleo lisboeta e responsável pelos grupos europeus.

Dos cerca de 3 milhões de brasileiros que vivem fora do país, menos de 200 mil estão aptos a votar. Para os petistas, sensibilizar o público sobre a importância de ir às urnas aumenta a chance de angariar votos. "O número de aptos a votar é irrisório se comparado ao de residentes no exterior", afirma Jean Tible, do núcleo de Paris.

Residentes no exterior votam apenas para presidente da República. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançará uma campanha na TV para estimular o cadastramento, que deve ser feito até 5 de maio e é a exigência para votar fora do país.

Os principais núcleos estão em Lisboa, Paris, Madri e Londres. Nos Estados Unidos, há forte atividade em Nova York e Boston. Segundo Andrade, há pelo menos 300 filiados ao PT fora do Brasil.

Tible diz que as atividades dos núcleos se tornam pontos de encontro de brasileiros, muitos sem ligação partidária e que poderão votar em Dilma.

Para ajudar a elegê-la, a estratégia será intensificar festas e corpo a corpo em áreas frequentadas por brasileiros.


Folha online
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger