FBI ‘rouba’ imagem do Google para envelhecer Bin Laden

Imagem usada foi a de um deputado espanhol, que ameaça processar o FBI

Do R7, com AFP
Reuters/FotomontagemFoto por Reuters/Fotomontagem
Para não se confundir. Da esquerda para a direita: Bin Laden (original) em 1998, a imagem de como estaria o líder da Al Qaeda segundo o FBI, e o deputado espanhol Gaspar Llamazares

Um retrato atualizado de Osama bin Laden foi feito pelo FBI inspirado nos traços de um conhecido político de esquerda espanhol em uma imagem ‘roubada’ do Google. Tal situação provocou polêmica e fez a polícia federal americana retirar a imagem do ar. A imagem em questão (veja ao lado), porém, pôde ser vista durante várias horas na internet antes de ser retirada do site oficial americano "Rewards for justice", dedicado às pessoas procuradas pela justiça americana.
O retrato mostrava o líder da rede terrorista Al-Qaeda com o aspecto que pode ter atualmente, menos magro, sem turbante, grisalho e uma barba de poucos dias.
Ken Hoffman, porta-voz do FBI entrevistado pelo jornal espanhol, um técnico da agência americana "por iniciativa própria decidiu recorrer às imagens do Google" para utilizá-las como ajuda na confecção do retrato falado de Bin Laden.
- Por alguma razão, um técnico em particular não estava satisfeito com o cabelo que era oferecido pelo programa utilizado pelo FBI neste tipo de simulação -, disse Hoffman.
Em uma busca, o técnico encontrou a fotografia do deputado espanhol, ex-líder da coalizão Esquerda Unida, Gaspar Llamazares.
O agente utilizou assim o cabelo e a testa de Llamazares, conhecido pela postura antiamericana, para compor o novo retrato.
- O que o artista forense fez é completamente irregular. Está completamente fora do processo estabelecido que se 'roube' um traço de uma imagem pública em sua totalidade -, afirmou o porta-voz do FBI.

Confira também

Llamazares anunciou que pedirá explicações às autoridades americanas por meio do governo espanhol. Também disse que não viajaria aos Estados Unidos mesmo convidado. - A segurança de Bin Laden não está em risco, a minha sim -, afirmou, antes de afirmar que se reserva o direito de abrir ações judiciais contra o governo dos Estados Unidos.
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger