Professor do Amapá, lança livro sobre a saga de Altimar Pimentel e o Teatro Experimental de Cabedelo



Tem livro novo no mercado resgatando a história de Cabedelo. O professor universitário Romualdo Palhano, estará lançando no próximo dia 11 de julho, a partir das 20:00hs, no Teatro Snata Catarina em Cabedelo, seu novo livro: “A Saga de Altimar Pimentel e o Teatro Experimental de Cabedelo”.
Romualdo Rodrigues Palhano, mais conhecido como Prof. Palhano, é natural de Nova Cruz, pequena cidade situada ao sul do Estado do Rio Grande do Norte, onde realizou seus primeiros estudos. Desde criança teve estreitas relações com a arte. Seus primeiros desenhos, e representações dramáticas, foram realizados no “Colégio Nossa Senhora do Carmo” ainda no Rio Grande do Norte. Aos oito anos de idade migrou para o Estado da Paraíba onde se identificou de forma idiossincrática e telúrica, adquirindo, ipsis litteris, influências profundas da cultura paraibana. Em Itabaiana-PB, durante a década de 1970, concluiu os cursos: primário, ginasial e secundário, diga-se de passagem, em escola pública. No mesmo período, atuou em várias peças teatrais como a da foto (1979 – “A Chegada de Lampião no Inferno”. No detalhe, Romualdo Palhano no papel de cego.)
É graduado em Licenciatura Plena em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas, pela Universidade Federal da Paraíba, onde também conclui uma pesquisa sobre teatro e comunidade, se tornando Mestre em Serviço Social. “O Lúdico e o Lúcido em Cena – Teatro Experimental de Cabedelo” foi o título da dissertação apresentada à banca examinadora e aprovada com distinção.
É professor concursado, ligado ao Colegiado de Artes da Universidade Federal do Amapá. Atualmente está realizando curso de Doutoramento em “Ciências Sobre Arte – História, Teoria e Crítica do Teatro”, pelo Instituto Superior de Arte, da cidade de Havana – Cuba.
Esta obra merece não só o nosso registro, como também, ser prestigiada pelos cabedelenses. Já os políticos da cidade deveria aplaudir esta atitude ao invés de ficarem ameaçando jornalistas ou preocupados em anteciparem a eleição da mesa diretora da Câmara.
Perguntar não ofende! Cadê o projeto de denominar o teatro desta cidade (que ele ajundou a fundar)com o nome do nosso escritor, teatrólogo, historiador, folclorista, acadêmico e, um dos maiores intelectual que esta cidade ja abrigou, Altimar de Alencar Pimentel?.
Vai chegar este dia em que os nossos políticos passarão realmente a trabalharem para o desenvolvimento de nosso povo e pensar menos na próxima eleição. Como diria o poeta Zé da Luz, "Ai se sesse".
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger