IMPRENSA INTIMIDADA EM CABEDELO.


O jornalista Welington Costa denuncia em editorial do portal de notícias que edita e dirige na cidade de Cabedelo, que sofreu intimidação, humilhação e até ameaças por parte de um influente político daquela cidade e que o jornalista não declinou o nome.
Nós que fazemos o Renascer em Notícia repudiamos tal atitude e classificamos de atentado ao livre direito de manifestação do pensamento e tentativa de amordaçar os que querem fazer um imprensa livre e sem cabresto nesta cidade.
Segundo o portal soltandooverbo.com, editado pelo jornalista, O AI-5 em Cabedelo foi instalado contra a mídia. Contra a imprensa e se estende a todo cidadão que ouse reclamar ou se valer do Estado Democrático de Direito, exigindo explicações dos gastos públicos, cobrando melhorias e reivindicando direitos. Quando decidimos ser porta-vozes da nossa gente, já esperávamos enfrentar tudo o que estamos enfrentando. Diz o jornalista. Acrescentando que, já esperáva sofrer as humilhações e ataques políticos que está passando. Welington Costa afirma que o teor das intimidações e o nome do político, serão revelados em outra oportunidade. Acrescentando que, uma vez feita a escolha de informar com liberdade, não tem mais como recuar. "O Soltando O Verbo está aqui para isso: Para discutir tudo aquilo que vovó dizia que não se discute: política, futebol, religião e o que aparecer". Afirmando ainda que o editorial vem gritar em alta voz que, não teme ameaças de políticos, não teme intimidações de pessoas que são pagas por nosso dinheiro e se acham acima de tudo e de todos. "O momento de revelar a quem estamos nos referindo não é agora, mas, chegará. Apenas mandamos nosso recado que “Tememos mais a miséria do que a morte, tememos mais a indignação do povo do que as ameaças e intimidação que recebemos”. Tudo o que é verdade merece ser publicado, doa a quem doer". Cita Rui Barbosa e Thomas Jefferson para dizer que, “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto” (Rui Barbosa). E que “Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, não vacilaria um instante em preferir o último”. Welington afirma ainda que ao receber a carta do influente político de Cabedelo lhe intimidando a ficar calado e não divulgar o que chamou de "desmandos e incompetência administrativa" que segundo ele, fez fez morada em Cabedelo, foi moralmente humilhado, constrangido e ameaçados.
A tentativa de intimidação não atinge somente o portal Soltando O Verbo. Mas, toda sua equipe de colaboradores, seu internautas e os que lhe dão crédito, pois, nestes quatro meses de existência, faz valer o verdadeiro papel dos meios de comunicação, democratizando o saber, o educar, o investigar com coragem e determinação para denunciar a corrupção e os desmandos administrativos do poder público. A opinião pública merece respeito e à imprensa cabedelense deve continuar cumprindo seu papel de informar. Este político, ameaça a liberdade de consciência e o Estado Democrático de Direito e merece o repúdio da imprensa e dos cidadãos cabedelenses.
O Renascer em Noticia está solidário com o jornalista Welington Costa e acredita que, o compromisso do Portal Soltando O Verbo, mesmo depois das ameaças sofridas, continuará sendo unicamente com “a notícia do tamanho da verdade, doa a quem doer”, como dizia o colega da rádio Planalto, de Brasília, morto com tiros de escopeta calibre 12 quando saía do estúdio da emissora, no Distrito Federal. Motivo da morte encomendada: denúncias contra “peixes graúdos travestidos de autoridades”.
Esperamos que o jornalista decline o nome deste "bandido" travestido de político para as ameaças e intimidações sejam cessadas e o AI-5 seja realmente revogado em Cabedelo. O Renascer em Notícia ratifica seu apoio ao jornalista e comunga dos ideais de irradicar da sociedade cabedelense os políticos que só pensam neles próprios. Assim como Welington, assumimos o compromisso de denunciar as mazelas sociais enquanto existirem em nossa cidade: “insegurança alimentar”, famílias morando em condições sub-humanas em palafitas e favelas numa cidade tão rica como a nossa.
A sexta-feira 13 de 1968 não voltará a assombrar o povo Cabedelense e menos ainda, os ativistas da informação que se atrevem a enveredar pela imprensa livre. Como Radialista que sou, DRT-PB2.913, não gostaria e nem quero divulgar que radialistas tiveram seus programas cassados e retirados do ar para satisfazer a politicagem de plantão. Porquer enquanto enquanto estes profissionais da imprensa forem taxados de “Pessoa Non Grata” por instituições públicas que deveriam fiscalizar o Executivo ou mesmo, Executivo que usa o poder que tem, dado pelo povo, para intimidar, humilhar, desmoralizar, ofender e constranger a quem se arrisca a dar informações à sociedade, não estaremos livres dos golpistas de 64 que vez por outras, aparecem em cabedelo.
Se querem fazer terrorismo e tentar garantir um passaporte para a impunidade, intimidando a imprensa, saibam que não somos marionetes e nem maquinetas de reprodução de seus interesses. Que fique claro, jornalistas e radialistas como os companheiros Welington Costa e Aguinaldo Silva, continuarão honrando seus nomes e não temerão ameaças de "pseudos" políticos e bajuladores de plantão.

Wellington Costa e
Agnaldo Silva.
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger