CÂMARA DE CABEDELO INSTALA PARLAMENTO MIRIM


Em Sessão Solene realizada na Câmara Municipal de Cabedelo tomaram posse os 09 Vereadores Mirins, estudantes de 5ª a 8ª séries escolhidos e eleitos por suas escolas. A iniciativa foi do Dr. José Célio Lacerda, Juiz eleitoral da 57ª zona, em parceria com a Câmara Municipal de Cabedelo estiveram presente na solenidade o promotor eleitoral Rogério Lucas e Dr.Vicente Brito, que na oportunidade estava representando do TRE da Paraíba.
Com o projeto Vereador Mirim, os jovens, muito antes de atingirem a idade legal, exercem seu direito de votar e ser votado. A posse que aconteceu na última quinta-feira (08) no plenário José Góes as 15h00 e os novos vereadores já puderam exercitar a cidadania, participando ativamente da elaboração, discussão e aprovação de leis de interesse da comunidade.
Segundo o presidente da Câmara de Cabedelo, Luceninha, nesse período os Vereadores Mirins aprendem na prática como funciona o Legislativo Municipal, vivenciam como se desenvolve as relações entre o poder público e a comunidade e podem avaliar o papel do vereador e sua importância para a cidade. “Já tivemos, antes da posse, uma reunião e eles participaram de uma sessão”, disse Luceninha.
O Juiz José Célio começou observar que algumas escolas costumeiramente levavam seus alunos para conhecer o Legislativo Municipal e o cartório eleitoral com as mais variadas perguntas e na sua maioria de grande importância. Estas visitas, contudo, resumiam-se a um breve passeio pelo prédio da Câmara, sem que os estudantes tivessem a oportunidade sequer de assistir a uma sessão legislativa, fato este, que culminou neste projeto pioneiro na Paraíba, e estejam certos que a população cabedelense sairá enriquecida com a concretização do Programa Vereador Mirim, afinal, sua representatividade junto ao Poder Legislativo Municipal conquistou espaços antes inexistentes, que agora, com a dedicação empregada pelos alunos Cabedelenses, encontram-se plenamente solidificados. “Fico feliz que este projeto tenha sido implantado na minha gestão como juiz eleitoral da 57ª zona, e mais ainda quando vejo jovens discutindo problemas de sua cidade e agora como vereadores mirins deste município”, disse o juiz eleitoral.
Para a diretora do Rosa Figueiredo, professora Rosita, que dos nove vereadores, três são de sua escola, essa interação tem proporcionado aos estudantes uma compreensão maior do papel do Legislativo Municipal e contribuído para a formação da cidadania, seja pelo melhor entendimento dos aspectos políticos da sociedade ou pelo conhecimento dos direitos e deveres de cada um. “Nossa sociedade foi contemplada com um Programa que visa contribuir com o aperfeiçoamento do sistema municipal de ensino, englobando, de forma prática, a área político-legislativa”, disse Rosita.
Luceninha comentou que a partir de fevereiro a câmara irá realizar sessões itinerantes em todos os bairros de Cabedelo e os vereadores mirins irão acompanhar e mostrar seus projetos ? comunidade juntamente com os parlamentares daquela cidade. “ Durante seu mandato de doze meses, o vereador mirim será encarregado da comunicação entre a Câmara Municipal e sua respectiva escola, bem como da divulgação das ações do Legislativo junto ? comunidade onde tem residência fixa”,disse Lucena .

Fonte: Jornal Correio da Paraíba.
Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger